Você está no portal ABIMAQ Brasil
Quero me associar

Blog

Voltar
Indústria é Tech, Indústria é Pop, Indústria é Tudo


19/01/2022 Indústria é Tech, Indústria é Pop, Indústria é Tudo

Com esse slogan adaptado da campanha da Rede Globo, "O agro é tech, o agro é pop, o agro é Tudo", queremos demonstrar que o setor de máquinas e equipamentos agrícolas é um setor estratégico, que presta relevantes serviços ao agronegócio e à balança comercial brasileira.

Por décadas, o agribusiness tem ajudado o País a consolidar seu Produto Interno Bruto (PIB), colaborando no equilíbrio das exportações, mesmo em épocas desfavoráveis. Se o Brasil é uma potência mundial na área agrícola hoje, com a liderança de produção em várias culturas, em muito deve à mecanização agrícola eficaz.

O fato é que o trabalho na agricultura brasileira invariavelmente tem uma máquina por trás, e que às vezes, no entender de alguns analistas do setor, não seria plenamente valorizada pela opinião pública, como seria mais justo com sua história e atuação na economia, uma vez que a indústria de máquinas e equipamentos agrícolas brasileira representa o que de mais avançado existe em capacidade de produção e tecnologia, não ficando atrás de nenhum grande player desse mercado, a nível mundial.

Estudos da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), que reúne mais de 400 fabricantes nacionais desse setor, concluiu que a expressiva evolução da produção agrícola brasileira, produzindo mercadorias para 224 países, está diretamente atrelada ao número expressivo de fabricantes nacionais de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, que produzem avançadas soluções tecnológicas para várias aplicações.

Mas o marketing da indústria deixa muito a desejar. Bastaria pegar carona no agro que, apesar de sua competência, reconhece que o agro é a “indústria” riqueza do Brasil para desenvolvermos uma imagem mais realista do setor de máquinas e equipamentos.

Hoje o agronegócio corresponde a 40% do PIB brasileiro e por meio da mecanização agrícola foi possível aos produtores rurais uma crescente produtividade por área plantada (tonelada por hectare) e consequentemente maior produção por safra. Por isso, o Brasil é também um difusor da tecnologia de mecanização agrícola para diversos países, com características geográficas semelhantes. O desenvolvimento de alternativas para os mais variados cultivos, solos, terrenos, climas e mão-de-obra proporcionaram ao maquinário brasileiro muita flexibilidade e robustez para as mais diversas condições de uso.

Além disso, a indústria sempre ficou atenta às modernizações e atualizações, e principalmente às inovações, especialmente agora em que se fortalece a agricultura de precisão, ou seja, a agricultura 4.0 e o uso de alta tecnologia embarcada nas máquinas ou emprego de dispositivos inteligentes ou sensores para analisar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas agrícolas baseadas nas variações do solo e clima.

A agricultura de precisão une a mecânica avançada e a eletrônica com a internet das coisas que melhoram o resultado final do manejo. Por conta dessas peculiaridades aumentou o interesse internacional pelo portefólio de produtos verde-amarelo. Sabemos que a tecnologia digital de fato está penetrando cada vez mais nas propriedades rurais por meio de drones, robôs na ordenha, e máquinas conectadas que garantem melhor controle de pragas. Muitos deles dispõem de assistência técnica via celular, nos equiparando aos maiores centros de produção do Planeta.

Foi o auxílio dessas tecnologias acopladas às máquinas agrícolas que ajudaram a melhorar o processo da colheita de grãos, a exemplo de soja, milho e trigo, nas regiões Sul e Centro-Oeste, os principais produtores de grãos do país naquele momento.

A conclusão é que as modernas técnicas de agricultura tornaram a produção mais eficiente com a tecnologia das máquinas agrícolas modernas.


João Carlos Marchesan - Administrador de Empresas, Empresário e Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ

Fonte: Canal Agro

Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

Endereço: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
E-mail: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3281-9518
Celular: (31) 98364-9534
E-mail: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

Endereço: Av. Com. Franco, 1341
Telefone: (41) 3223-4826
Celular: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

Endereço: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
Telefone: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Endereço: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
Telefone: (21) 2262-5566
Celular: (21) 97204-9407
E-mail: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Telefone: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

Endereço: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
Telefone: (47) 3427-5930
E-mail: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

Endereço: Av. Independência, 350
Telefone: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2001
Telefone: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

Endereço: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
Telefone: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

Endereço: Avenida Jabaquara, 2925
Telefone: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.