A África do Sul se consolida como um hub estratégico para empresas brasileiras que buscam expandir sua atuação no continente africano. Segunda maior economia do continente, com infraestrutura, incentivos comerciais e acesso privilegiado a mercados como Moçambique, Zâmbia e Namíbia, o país não é apenas um destino de exportação isolado, mas sim uma porta de entrada para a África Subsaariana — uma região onde a demanda por máquinas e equipamentos cresce aceleradamente.
Para empresas que desejam se posicionar no mercado, as licitações públicas surgem como um dos caminhos mais promissores. Setores como infraestrutura, energia e agricultura recebem investimentos contínuos, abrindo oportunidades para fornecedores internacionais. No entanto, para competir nesses segmentos, é essencial garantir a conformidade com os padrões do South African Bureau of Standards (SABS), que regulamentam critérios de qualidade, segurança e desempenho. Empresas brasileiras que se anteciparem e ajustarem seus produtos a essas exigências terão uma vantagem estratégica para conquistar contratos governamentais e fortalecer sua presença na região.
Outro ponto estratégico é o Acordo Mercosul-SACU, que define condições comerciais especiais entre o Brasil e a União Aduaneira da África Austral. O Acordo de Comércio Preferencial entre o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral (SACU) – formada pela África do Sul, Namíbia, Botsuana, Lesoto e Eswatini –, abrange temas como comércio de bens, regras de origem, medidas de salvaguardas, antidumping e medidas compensatórias, barreiras técnicas ao comércio, medidas sanitárias e fitossanitárias, além de mecanismos de solução de controvérsias e concessões de preferências tarifárias. No âmbito do acordo, a SACU concedeu ao Brasil preferências tarifárias em 1.055 linhas de produtos, com reduções de 10%, 25%, 50% e até 100% nas tarifas de importação. Diversos produtos representados pela ABIMAQ se beneficiam dessas condições, criando novas oportunidades para a indústria brasileira no mercado sul-africano.
Em 2024, as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos para a África do Sul atingiram USD 138,1 milhões. Apesar de o Brasil ocupar a 20ª posição entre os exportadores, há espaço para ampliação da presença de bens de capital e tecnologia brasileiros no mercado sul-africano, especialmente em setores com demanda consolidada. Atualmente, 03 segmentos lideram as exportações brasileiras:
Em entrevista exclusiva, Renato Vieira e Bruno Leite, responsáveis pelo SECOM - Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na África do Sul, e eles trouxeram insights valiosos para quem quer entrar ou crescer no mercado:
“Entrar no mercado sul-africano exige planejamento e estratégia. A conformidade com os padrões do South African Bureau of Standards (SABS) é obrigatória e impõe rigorosos requisitos de segurança, qualidade e desempenho. Outro fator essencial é a adequação às normas ambientais e ESG, cada vez mais determinantes para a competitividade das empresas no país. No entanto, o cenário aponta para oportunidades promissoras: com o fortalecimento do BRICS e investimentos em infraestrutura, como o Corredor do Lobito, a previsão é de um crescimento significativo do comércio Brasil-África do Sul. Se as empresas brasileiras investirem em pesquisa de mercado, parcerias locais e adaptação regulatória, poderão ampliar sua participação e transformar os atuais USD 138,1 milhões em exportações para cifras ainda mais expressivas até 2030.”
Com o objetivo de colaborar com o apoio à expansão da indústria brasileira no país, o SECOM para a África do Sul também produziu alguns materiais voltados para a Inteligência Competitiva no mercado, como Guia Como Exportar - África do Sul e o Estudo Sobre o Acordo de Comércio Preferencial entre o MERCOSUL e SACU.
Para empresas que desejam expandir seus negócios para a região, o Departamento de Mercado Externo da ABIMAQ oferece suporte estratégico, auxiliando na compreensão das regras locais, critérios regulatórios e processos de exportação. Além disso, os associados contam com acesso a estudos de mercado, suporte técnico e articulação institucional para facilitar sua inserção no comércio internacional.
Por meio do programa Brazil Machinery Solutions (BMS), em parceria com a ApexBrasil, a ABIMAQ oferece subsídios financeiro e técnico para viabilizar a participação de empresas brasileiras em feiras internacionais, missões comerciais e rodadas de negócios. Com o BMS, as empresas podem reduzir seus custos de participação em até 80%, ampliando as oportunidades de negócios e networking no exterior. Acesse aqui e descubra as soluções disponíveis para a sua empresa.
Para aprofundar seu conhecimento, baixe o Estudo de Mercado Máquinas Ferramenta, produzido pela Embaixada do Brasil na África do Sul em parceria com a ABIMAQ e comece hoje mesmo a planejar sua entrada nesse mercado promissor.
Se sua empresa busca expandir suas operações internacionalmente com segurança e vantagem competitiva, associe-se à ABIMAQ e tenha o suporte necessário para aproveitar essas oportunidades. Entre em contato com o Departamento de Mercado Externo e Promoção Comercial da ABIMAQ: (11) 5582-5722 consultas.deni@abimaq.org.br I (11) 5582-6462 eventosbrazilmachinery@abimaq.org.br.
O programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre a ApexBrasil e a ABIMAQ, visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos. Mais informações: www.brazilmachinery.com