O objetivo da NR-12 é a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais durante o uso de máquinas e equipamentos. Ela determina como deve ocorrer no projeto, fabricação, comercialização, limpeza e o transporte e a utilização por parte do trabalhador.
Existem algumas situações que mesmo as máquinas não estando em utilização e/ou operação, devem ser adotadas as medidas de segurança exigidas pela NR-12, porque existem outros atores dentro do ciclo de segurança da máquina, tais como: mantenedores, preparadores e pessoal de limpeza.
Sabemos que em muitos casos os expositores da feira não se atentam as Normas Regulamentadoras em especial a NR 12, não aplicam os sistemas de segurança nas máquinas e equipamentos expostos, pois fica mais didática a demonstração aos visitantes, porém, isso pode causar alguns transtornos aos fabricantes, além de pode ocasionar algum acidente e colocar os visitantes em risco.
Em muitas feiras de negócios ocorrem visitas de auditores fiscais do trabalho, peritos do Ministério Publico do Trabalho, além de agentes da vigilância sanitária, que podem notificar, interditar o estande e autuar o expositor, por isso, é de extrema importância que as máquinas e equipamentos, mesmo estando somente para demonstração, atendam às exigências da NR-12.
Por esses motivos, listamos abaixo algumas dicas pelo qual deve-se atentar as exigências da NR-12 ao expor suas máquinas e equipamentos em feiras de negócios e eventos.
Nem todas as máquinas expostas na Feira atendem aos requisitos da NR-12. Você terá a oportunidade de demonstrar e provar que muitos produtos expostos e, em especial os importados, não atendem o que determina a NR-12.
Prepare sua equipe de vendas para apresentar ao visitante os requisitos da NR 12, principalmente os sistemas de segurança com que sua máquina está equipada.
Explore ao máximo que suas máquinas cumprem com os requisitos de segurança da NR-12. Nem todos os expositores poderão fazer isso.
Coloque placas de sinalização e avisos sobre os sistemas de segurança.
Faça seu cliente ter confiança em seu produto, pois não infringe as regulamentações de Lei.
Caso queira entender mais sobre o tema, baixe nosso E-book “Aspectos e obrigações legais de Normas Industriais”.