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7 coisas para Considerar Antes de Começar a sua Campanha de Marketing


15/07/2022 7 coisas para Considerar Antes de Começar a sua Campanha de Marketing
Se você precisa saber como fazer o marketing funcionar e ser eficiente, este artigo vai fornecer algumas ferramentas que podem te ajudar a criar uma estratégia de sucesso!

São muitos os cenários que podem te levar a criar uma campanha de marketing. Talvez a sua empresa vá lançar um novo produto/serviço. Ou você precisa promover um produto que já existe para alavancar as suas vendas. De todos os jeitos, você precisa saber como fazer o marketing funcionar e ser eficiente.

Este artigo vai te contar como criar uma campanha de marketing em 7 etapas!

 

1. Entenda onde você está.

A primeira coisa a fazer para traçar um plano efetivo é entender a situação atuação atual da sua empresa. Você pode começar identificando os fatores internos que influenciam no seu negócio, como os pontos fortes e fracos, e também os fatores externos à sua empresa, como as forças e as fraquezas. Isso tudo pode ser resumido na matriz SWOT.

analise swot

Além desta análise é importante observar pontos como os agentes de mudanças internas e externas, conhecidos como macro e microambiente da empresa. Vale também focar a atenção na concorrência, que é sempre importante analisar para entender se o posicionamento do seu produto ou serviço está correto e condizente com o mercado em que atua.

 

2. Conheça a sua audiência.

Assim que você entender de qual ponto está partindo poderá se concentrar em identificar quem é o seu público-alvo. Quem vai se beneficiar do seu produto ou serviço? Como você chegará até eles? Quais serão os canais e como eles gastarão o seu tempo online?

Com o entendimento prévio do mercado onde está inserido, fica mais fácil determinar quais são as segmentações que você quer focar na sua campanha. Nesse momento é importante se colocar no lugar do seu comprador para entender qual problema ou dor dele o seu produto/serviço resolve.

Recomendamos investir um tempo para mapear quais as Personas da sua campanha. Para montar o perfil da sua audiência, pense quem seria o seu cliente ideal se ele fosse uma pessoa. Isso trará um norte para todos os materiais que a sua equipe for criar, pois fica mais fácil se colocar no lugar dele e usar uma linguagem mais humanizada e adequada.

Para entender melhor como criar personas, veja a aula do palestrante Gabriel Folis no SMDI 2019.

 

3. Trace Objetivos.

Agora você precisa traçar os seus objetivos. O que você pretende alcançar com os seus esforços de marketing? Quer obter mais vendas? Aumentar o número de leads? Uma taxa de conversão maior? Independente de qual será a sua meta, tome a iniciativa de escrevê-lo e deixar exposto de uma maneira que você sempre lembre. Depois divida-o em etapas menores, que sendo executadas diariamente vão te aproximar do objetivo.

Para esta etapa do seu planejamento considere que o seu objetivo deve seguir a metodologia SMART.

crie objetivos smart

Para dar um passo adiante no planejamento da sua campanha de marketing, você pode desdobrar cada objetivo global definido por você em um ou mais KPIs (Key Performance Indicators), que são indicadores de performance para te ajudar a acompanhar os resultados de cada objetivo.

 

4. Monte a estratégia.

Nesta etapa, você vai colocar todo o levantamento que fez até agora em planos de ação que vão guiar cada passo da jornada do cliente. É importante pensar em como atingir cada objetivo passo a passo, desmembrando as estratégias que vão guiar o processo.

Para auxiliar na definição das ações você pode usar um conhecido conceito do marketing, os 4P’s ou o Marketing Mix. Nele será necessário planejar como se posicionar em cada variável para que o seu produto ou serviço apareça para o seu cliente potencial no lugar certo e na hora certa.

4ps do marketing

 

5. Crie um Plano Efetivo.

Para elaborar efetivamente a sua campanha, você precisa recapitular o que foi feito e se certificar que a sua estratégia de marketing funciona. Portanto, pense em cada aspecto dela. Qual é o seu objetivo? Quem você quer alcançar? Quais os canais que funcionam melhor para a sua empresa e produto ou serviço? Que tipo de mensagem você deve usar?

O marketing digital é uma ferramenta essencial em qualquer campanha, principalmente depois da pandemia ele se tornou a estratégia número 1 para quem quer melhorar a sua taxa de conversão.

Com tudo isso em mãos é hora de envolver todos os colaboradores, fornecedores e públicos de interesse que vão participar do projeto. Aqui você vai estabelecer metas de entregas operacionais, prazos e responsáveis por cada atividade.

 

6. Meça os Resultados.

É muito fácil se deixar levar pelo entusiasmo de começar uma nova campanha de marketing. Afinal, você tem muita coisa que depende dos resultados que este projeto vai trazer! Mas antes de lançar a sua primeira campanha, tire um tempo para medir o sucesso do projeto enquanto ele está se desenrolando. Isso vai te dar uma ideia de como as suas ações e esforços estão performando e quais pontos você tem que parar e rever ou fazer ajustes para garantir o bom andamento do projeto.

Muitos profissionais de marketing investem tempo e dinheiro em criar uma campanha de impacto, mas esquecem que a melhor forma de comprovar a eficácia e o sucesso é através das métricas!

 

7. Seja Paciente.

Para qualquer projeto começar a dar resultado, existe um tempo de maturação para que as pessoas tenham acesso aos materiais e respondam através de seu progresso ao longo da jornada do cliente.

Existem 3 passos principais para o planejamento de toda e qualquer campanha de marketing que ajudam a garantir o sucesso: 1) Conheça onde você está e onde quer chegar; 2) Trace as suas metas e objetivos; 3) Meça os seus resultados.

Quer se aprofundar em cada um dos itens que falamos neste post? Acesse smdi.abimaq.org.b/registro e faça parte do evento prático voltado para marketing na indústria.

 

Boa campanha!

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