O termo outsourcing refere-se à prática de organizações contratarem fornecedores para realizarem serviços que, apesar de importantes para o funcionamento da empresa, fogem de sua atividade fim (o core business). Consultores e especialistas alertam que o outsourcing não deve ser confundido com a terceirização de serviços. Enquanto o primeiro é uma prática que traz conhecimento e auxilia no desenvolvimento de determinado setor da organização de maneira estratégica, o segundo está relacionado a tarefas auxiliares que necessitam de mão de obra especializada.
Nos Estados Unidos, uma pesquisa da consultoria internacional Armstrong & Associates, divulgada em 2017, revelou que 90% das empresas do país utilizavam o outsourcing nos serviços de armazenamento e transporte. Isso porque a prática trazia uma série de vantagens para as operações logísticas das organizações. Inicialmente, o outsourcing era considerado uma alternativa para solucionar questões para as quais a empresa não tinha conhecimento para resolver. Mas o tempo foi passando, tecnologias evoluíram, novos cenários socioeconômicos mundiais se formaram e o outsourcing ganhou contornos muito mais estratégicos.
Os últimos anos, desde a pandemia da Covid 19, por exemplo, têm sido ainda mais desafiadores para a cadeia de suprimentos. Pode-se dizer que os desdobramentos da pandemia em termos de desafios para o setor logístico ainda não foram superados em sua totalidade e novas tensões do cenário geopolítico ou agravamentos de tensões já existentes, resultaram em guerras, com prejuízos humanos imensuráveis, e com questões comerciais que afetam a cadeia logística.
Para lidar com a crise, um dos recursos do setor logístico foi, além do investimento em novas tecnologias, olhar mais atentamente para a estrutura da organização e analisar quais atividades ao passar pelo processo de outsourcing podem trazer benefícios para os negócios. Essa ferramenta pode ser utilizada em diferentes áreas de uma empresa, como no setor de Tecnologia da Informação (TI), Recursos Humanos (RH), Contabilidade, dentre outras. Na área da logística especificamente, o outsourcing pode ser empregado na gestão de frota, estoque e armazenamento. E, com isso, contribuir para redução de custos operacionais, transformar custos fixos em variáveis, entre outros benefícios.
No entanto, tudo deve ser realizado de maneira muito criteriosa. É preciso ter uma visão clara da organização e, principalmente, analisar a reputação e a qualidade dos serviços da empresa de outsourcing, lembrando que é fundamental manter o monitoramento de todos os projetos, serviços e resultados. Afinal, não se trata apenas de reduzir custos, mas de agregar eficiência e qualidade a seu negócio.
Câmara Setorial de Equipamentos para Movimentação e Armazenagem de Materiais (CSMAM)