Esta postagem refere-se a contrapartida do 8º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Matão (SP), 18 de outubro de 2023 - Para uma indústria que, há 95 anos, começou produzindo implementos agrícolas de enorme utilidade e, ao mesmo tempo, semiartesanais, a Baldan Implementos Agrícolas S.A., de Matão-SP, tem migrado para a era da altíssima produtividade, precisão e tecnologia embarcada na agricultura de maneira planejada e intensa. Essa evolução tem sido acompanhada pelo desenvolvimento de uma agenda ESG crescente, que já mostra resultados, e também por iniciativas de fomento à inovação, como o Baldan Labs, centro de conexão de iniciativas de inovação a partir de colaboradores, clientes, fornecedores e startups.
Com um extenso parque industrial, totalizando 256 mil metros quadrados, 1.500 colaboradores e clientes ativos em 80 países, a Baldan acredita que sua atuação no Agro avança muito além da fabricação de equipamentos. Em resumo, a Baldan está comprometida em descomplicar processos, desenvolver soluções inovadoras e responsáveis por proteger todo o ecossistema envolvido.
Além da responsabilidade ambiental, agregada às soluções oferecidas ao mercado, a Baldan expressa um marcante envolvimento social, sobretudo com a comunidade do entorno de sua unidade industrial em Matão. Foi lá que, nesse ano, uma das iniciativas mais significativas no âmbito de desenvolvimento social de sua agenda ESG teve lugar.
Trata-se do Núcleo de Cultura Baldan, que atualmente capacita 100 jovens de Matão por meio de um curso gratuito de programação. Ao final dessa jornada, todos esses jovens deverão ser capazes de desenvolver aplicativos para celulares para atender as mais variadas demandas de modernização e avanço tecnológico.
A ação é encarada por Celso Antonio Gusmão Ruiz, CEO da Baldan, como um fortalecimento da educação para o desenvolvimento pessoal. “Não é só dar empregos e gerar divisas. A educação é fundamental. Eu estou há 40 anos na Baldan e a educação foi o que me trouxe até aqui”, revela o executivo.
Tecnologia em mais de duas centenas de equipamentos
Ao mesmo tempo em que se prepara para inaugurar uma nova planta industrial, também em Matão, com investimento estimado em 150 milhões de reais, a Baldan lançou recentemente o pulverizador Avola e a plantadeira Agiflex, com tecnologia embarcada que permite gerenciar mais de 30 indicadores dos equipamentos no campo, garantindo maior produtividade e eficiência nas operações. A Bosch, parceira tecnológica da Baldan, teve papel de destaque no desenvolvimento de ambas as linhas, evidenciando o emprego de abordagens inovadoras na concepção e oferta de equipamentos.
Mesmo com tradição no fornecimento de linhas de grades e niveladoras para preparo de solo, a empresa não resume seu rol de produtos somente a essas operações, tendo em seu portfólio mais de 200 tipos de equipamentos que atendem a todos os tipos de cultura e solos.
Algumas linhas que agregam tecnologia e precisão são resultado do que a Baldan chama de centricidade do cliente, que é o exercício de ouvir, estudar e encaminhar soluções que estejam em conexão com as expectativas e necessidades do produtor.
Baldan Labs: um capítulo à parte na inovação
Instituído como um espaço físico que possibilita conexões entre pessoas com ideias diversas sobre produtos, processos e soluções, o Baldan Labs é a concretização do conceito de inovação plena na cultura da quase centenária empresa.
“Inovação tem três pilares que são pessoas, processos e tecnologia. Aqui, tudo foi pensado para um modelo de inovação e para que técnicas propostas possam ser testadas”, explica o diretor de Centricidade do Cliente e Transformação Digital da Baldan, Leandro Bacic Fernandes.
Esse ecossistema de inovação, dentro do qual o Baldan Labs é um importante componente, privilegia a chamada inovação aberta com incentivo ao público interno, que é convidado a apresentar ideias, bem como a atração de pequenos núcleos de tecnologias ou inovações específicas como laboratórios de universidades e startups.
O que se tem como certo é que, com a diretriz de renovação, inovação e transformação, os pontos quase seculares da Baldan perdurarão, não como palavras-chave da organização, mas como valores inegociáveis: confiança, inovação, entusiasmo, empatia, resiliência e resultado.
Para mais informações: Baldan
Loures Consultoria – Comunicação e Relações Corporativas
baldan@loures.com.br