Esta postagem refere-se a contrapartida do 8º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos
A WEG tem sido uma empresa que desde o seu início foi focada no crescimento.
Perseguir o crescimento continuadamente demanda planejamentos e investimentos em pesquisa e desenvolvimentos para o domínio da tecnologia, investimentos em mercados, novos negócios, na inovação e no desenvolvimento de pessoas.
Fundada em 1961, pelos senhores Werner Ricardo Voigt, Sr. Eggon João da Silva e Sr. Geraldo Werninghaus, iniciou como fabricante de motores elétricos em Jaraguá do Sul/SC. Já no início da década de 70 a WEG começou a investir nas exportações, enfrentando as exigências dos mercados internacionais em termos de tecnologia, competitividade e de serviços.
Atualmente a WEG tem fábricas em 15 países (Brasil, Argentina, Colômbia, México, USA, África do Sul, Argélia, Turquia, Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Áustria, Índia e China) e presença comercial em mais de 135 países. Emprega aproximadamente 40 mil pessoas no Brasil e exterior.
Em 2022 atingiu faturamento líquido de R$29.9 bilhões, destes 50,3% provenientes das vendas realizadas fora do Brasil.
A WEG tem direcionado o desenvolvimento da Companhia à novos negócios alinhados às grandes tendências relacionadas a Eficiência Energética, Energias Renováveis, Armazenamento de Energia, Mobilidade Elétrica, Automação e Indústria 4.0.
Em energias renováveis a WEG está nas soluções tradicionais com turbinas hidráulicas e a vapor e de forma cada vez mais expressiva em energia eólica e solar. Agora, investindo também na solução de geração de energia através do lixo, dos resíduos sólidos e nos sistemas de armazenamento de energia em baterias.
Na mobilidade elétrica tem investido em Powertrain para ônibus e caminhões (tração elétrica, solução completa) e também no desenvolvimento de estações de recarga. Este para atender todas as necessidades de infraestrutura de recarga, inclusive um sistema inteligente de recarga chamado de “smart charging system” muito útil para propiciar o uso seguro de diversas estações ao mesmo tempo, sem ultrapassar a capacidade da instalação de um condomínio, por exemplo.
Para indústria 4.0 o foco da WEG tem sido a oferta de uma plataforma digital low code e inúmeros softwares para melhorar a gestão e eficiência em chão de fábrica, como gestão de ativos e gestão da execução. Além disso a companhia quer estar presentes no negócio de redes 5G privadas dentro das fábricas, no agro e também nas cidades.
Todas essas frentes possuem muito potencial de crescimento para a WEG e são parte da construção de um mundo cada vez mais eficiente e sustentável.
A WEG também é um grande fornecedor para o segmento de óleo e gás, mineração papel e celulose, etanol, entre outros. Todos esses negócios tradicionais continuam no foco de atuação da WEG e demanda constante atualização tecnológica.
Olhando para frente, as maiores e melhores oportunidades de crescimento, de inovação, de novas tecnologias, de diferenciação, de posicionamento no mercado brasileiro e mundial virão das parcerias que a empresa está construindo com seus clientes para ofertar tecnologia de ponta relacionadas as novas tendências mundiais para o mercado brasileiro e global.
Na visão da companhia, para fazer frente às necessidades de redução da emissão de gases efeito estufa, há três caminhos que terão que ser necessariamente atacados no campo da energia: a eficiência energética, as energias renováveis e a mobilidade elétrica. A WEG está totalmente alinhada a essas grandes tendências em termos de energia e quer ser o parceiro da indústria, do agro, das cidades e do setor de energia na construção de um mundo mais eficiente e sustentável.
O crescimento contínuo da Companhia sempre foi suportado pelas atividades de inovação em produtos e processos, cujos resultados fizeram, e continuam fazendo, com que a empresa seja cada vez mais competitiva.
Investindo anualmente cerca 2,5% da receita em pesquisa e desenvolvimento a empresa tem mantido seu índice de inovação tecnológica, acima de 50% nos últimos anos, ou seja, mais da metade do faturamento da WEG hoje é fruto das vendas de produtos lançados nos últimos cinco anos.