Em um cenário onde o controle de custos é essencial para a competitividade da indústria, o estudo "Consulta de Preços do Produtor: Metais" se torna uma ferramenta indispensável para as empresas.
Atualizado mensalmente pela ABIMAQ, o estudo acompanha de perto as variações nos preços dos aços e outros metais, oferecendo insights valiosos sobre o comportamento do mercado e as tendências globais que influenciam essas commodities.
A "Consulta de Preços do Produtor: Metais" vai além de uma simples análise de preços. O levantamento realizado pelo Departamento de Mercado Interno da ABIMAQ oferece uma visão ampla e detalhada sobre os principais fatores que afetam os custos de aquisição desses insumos.
Isso permite que as indústrias adotem medidas mais eficazes para a redução de custos e para o planejamento estratégico, otimizando sua operação e garantindo maior competitividade no mercado.

Brasil
- Em julho, observamos queda de preços, em função de preços de aços importados, baixa demanda interna e estoques elevados. As taxas de juros são inibidoras de investimentos neste ano e dificultam as projeções de mercado.
EUA
- Em agosto/25 houve queda de 4% nos preços nos EUA – Os preços se elevaram no final de jan/25 com as primeiras medidas protecionistas do governo Trump e desde abr/25 observamos uma queda por menor demanda.
China
- Os dados de agosto/25, apontam aumentos de preços de 5%. A iminente suspensão da produção de aço deve causar flutuações de preços nos próximos dias. Demanda interna permanece estável no mercado de construções e exportações enfrentam dificuldades com medidas protecionistas adotadas no comércio internacional.
Europa
- No semestre, houve pequenas quedas de preços em função da demanda fraca em 2025. Custos internos de produção, desafio da descarbonização e novas medidas de proteção são debatidas pelo bloco, pressionam os preços assim como ocorreu nos EUA, mas demanda freia maiores variações. Elevação nos 30 dias.
