Nas últimas semanas, acompanhamos a criação do Programa BNDES Emergencial –com disponibilização de R$ 15 bilhões em recursos a empresas localizadas no Rio Grande do Sul, em decorrência dos eventos climáticos.
O novo Programa oferece juros reduzidos em três modalidades de crédito, através da aquisição de máquinas e equipamentos, apoio em projetos de investimento e reconstrução, além de capital de giro para necessidades imediatas. Será operado pelo BNDES e repassado aos clientes finais por meio de instituições financeiras habilitadas a operar com o banco (uma rede que conta com cooperativas, bancos comerciais e regionais, entre outros).
O Programa estará disponível para as empresas gaúchas a partir de 10 de julho de 2024, apoiando negócios em áreas efetivamente atingidas pelos eventos climáticos extremos e que tenham sofrido perdas materiais, conforme delimitação georreferenciada realizada pela Dataprev S.A.
Confira as principais condições de cada modalidade:
Importante: no caso de pessoas jurídicas que tomarem recursos do programa BNDES Emergencial, o contrato de financiamento deverá prever cláusula de compromisso de manutenção ou ampliação do número de empregos.
Consulte as instituições financeiras que disponibilizaram contato específico para atendimento sobre as medidas emergenciais.
Mais informações: defi@abimaq.org.br. ou (11) 5582-6361 | (11) 91208-4276