Atualizado mensalmente pela ABIMAQ, o estudo acompanha de perto as variações nos preços dos aços e outros metais, oferecendo insights valiosos sobre o comportamento do mercado e as tendências globais que influenciam essas commodities.
A "Consulta de Preços do Produtor: Metais" vai além de uma simples análise de preços. O levantamento realizado pelo Departamento de Mercado Interno da ABIMAQ oferece uma visão ampla e detalhada sobre os principais fatores que afetam os custos de aquisição desses insumos.
Isso permite que as indústrias adotem medidas mais eficazes para a redução de custos e para o planejamento estratégico, otimizando sua operação e garantindo maior competitividade no mercado.
Brasil
- Em 2024, segundo os preços de aço tiveram aumento de 4 a 16%, conforme tipo de aço Para 2025, já observamos de forma geral reajustes de 5% para todos os aços planos em janeiro 2025, principalmente devido à elevação do câmbio.
China
- Os preços no mercado chinês enfrentam baixa demanda de 2024, mas esperam efeitos dos incentivos do governo. As variações de demandas internas, mercado imobiliário e exportação provocam instabilidade de preços, estimada a redução produção em 2024, previsões para 2025 aguardam demanda interna e mundial.
EUA
- No mercado americano, os preços que se elevaram muito em out/23, tiveram redução a partir de fev/24 aproximando-se a preços internacionais. Previsões 2025, dependem da implementação dos planos de governo Trump e políticas protecionistas.