Atualizado mensalmente pela ABIMAQ, o estudo acompanha de perto as variações nos preços dos aços e outros metais, oferecendo insights valiosos sobre o comportamento do mercado e as tendências globais que influenciam essas commodities.
A "Consulta de Preços do Produtor: Metais" vai além de uma simples análise de preços. O levantamento realizado pelo Departamento de Mercado Interno da ABIMAQ oferece uma visão ampla e detalhada sobre os principais fatores que afetam os custos de aquisição desses insumos.
Isso permite que as indústrias adotem medidas mais eficazes para a redução de custos e para o planejamento estratégico, otimizando sua operação e garantindo maior competitividade no mercado.
Brasil
- Preços tiveram aumento de 8 a 15% em 2024, influenciados pelos efeitos combinados de demanda nacional, taxa de câmbio, frete internacional e consumo das cotas de importação. Preços de 2025 tem possibilidade de aumentos reivindicados pelas siderurgia.
China
- Demanda em baixa em 2024 devido à desaceleração econômica e à crise imobiliária promoveu redução na produção em 3% e impacta os preços. Alteração de preços depende de incentivos governamentais e a recuperação da demanda global em 2025.
EUA
- Políticas protecionistas e os planos do governo Trump moldam o mercado americano de metais em 2025. A alta dos preços em outubro/23 foi seguida de queda, alinhando-se aos preços internacionais. O futuro do mercado dependerá das decisões políticas.
Europa
- A combinação de demandas retraídas e incertas, juros altos, custos de energia elevados e competição acirrada com o aço importado afetaram os preços de aços em 2024. Projeções para 2025 tem forte influência de demandas internas e políticas protecionistas.