O agronegócio segue obtendo melhores resultados do que a média da economia, com forte ritmo de crescimento. Mesmo com a pandemia e apesar de problemas como geada, crise hídrica, entre outros, o setor mantém os bons índices. O cenário é o mesmo para as máquinas agrícolas.
Embora os fabricantes de máquinas e equipamentos apontem que ainda há desafios a serem superados, como a escassez de peças e componentes no mundo todo, e que isso deve durar ainda cerca de nove meses, as vendas devem seguir crescendo porque os produtores estão atentos e querem aumentar a produtividade. Para isso, seguem investindo em tecnologia e novos equipamentos. Essa afirmação foi feita por alguns dos principais executivos da indústria durante painel no evento virtual SAE Brasil de Máquinas Agrícolas.
Para se ter uma ideia, os últimos dados do setor de máquinas e equipamentos divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) apontaram crescimento de 16,7% nas exportações e de 3,4% nas importações. O resultado representa um aumento no faturamento líquido de 25,6%. De janeiro a agosto, o setor registrou aumento de 33%, segundo a entidade.
Segundo Cristina Zanella, diretora de economia e estatística da ABIMAQ, o setor, que vinha em crescimento nos últimos meses, reforçou essa recuperação em agosto, com desempenho acima das expectativas, puxado pelas exportações. Dados das exportações apontam que houve um avanço de 19,4% em agosto em relação a julho. Já as importações permaneceram estáveis, em 0,3%.
Para este ano, a expectativa de vendas da ABIMAQ para o setor saltou de 12%, previstos anteriormente, para 20%.
As exportações de máquinas para a agricultura registraram aumento de 17,4% em agosto na comparação com julho. No acumulado dos oito meses do ano, o crescimento é de 32,6%. Nas importações de máquinas para a agricultura, houve um pequeno aumento de 3,4% em agosto em relação a julho. No acumulado do ano, o aumento chegou a 32,6%.
Pedro Estevão, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas, a CSMIA, fez um panorama sobre o setor e falou sobre expectativas para o fechamento deste ano:
Máquinas & Inovações Agri · #034 – Pedro Estevão comenta “O setor de máquinas avança e deve fechar ano com aumento de 30%”