Objetivo:
Apresentar princípios básicos que devem nortear os projetos de gerenciamento da água e esgoto objetivando a sua economia, instrumentos jurídicos de gestão dos recursos hídricos, organização institucional para o gerenciamento dos recursos hídricos e também os condicionantes legais e técnicas, os processos que envolvem o Tratamento de Efluentes Industriais, riscos ocupacionais e ambientais, a interação com os sistemas de Gestão e novas tecnologias envolvendo processos, equipamentos e produtos para o reuso.
Público Alvo:
Profissionais de nível superior e médio-técnico com interesse na área de meio ambiente, no enfoque da Legislação Ambiental e sua aplicação prática; envolvidos na assessoria e auditoria de atividades ambientais; exercendo funções direta ou indiretamente ligadas à área ambiental nos setores público e privado; gerentes e responsáveis pela área ambiental nas empresas; professores e alunos universitários.
Instrutor: Wagner de Miranda Pedroso
Engenheiro Químico Pleno, Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos com ênfase em Meio Ambiente pelo Instituto Mauá de Tecnologia – IMT com Pós-Graduação em Administração Industrial pela Vanzolini/USP e em Engenharia de Segurança pela Universidade Candido Mendes.
Carreira desenvolvida em multinacionais de grande porte, possui expertise em projetos envolvendo a gestão de resíduos comuns e perigosos, tendo implementado atuado em auditorias e treinamentos ISO 9001 e ISO 14001, adequação à regulamentação ambienta, avaliação de fornecedores, plano de gestão de resíduos industriais, economia circular e logística reversa.
Foi professor convidado nos cursos de pós-graduação em Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão Ambiental do SENAC São Paulo de 2014 a 2018.
Programa:
Introdução
· Conceituação, caracterização
· Conceitos: químicos da água (Solubilidade, Cor, Turbidez, Colóides, Tipos de Mistura, etc)
· Legislação (Lei das Águas, Resoluções CONAMA, legislação estadual, enquadramento).
· Caracterização de Efluentes – sistemática analítica (coleta de amostras, análise laboratorial, interpretação de resultados); Método de Jart-Test.
· Padrões de Emissão de efluentes
Tratamentos
· Físico-químico (potabilização)
Conceitos: de Operação – coagulação, floculação, decantação e flotação
· Físico-químico (esgoto)
· Biológicos (aeróbios e anaeróbios)
· Sistema de Filtração e desinfecção, Noções de hidráulica no tratamento para medição de vazão, Membranas: Microfiltração, Ultrafiltração, Nanofiltração e Osmose reversa
· Reuso de água
· Responsabilidade Técnica
Forma de pagamento:
Política de Desconto:
Outras Informações:
