Buscar por:  


Saiba as ações da diretoria de financiamentos em 2018



A diretoria da ABIMAQ mantém uma agenda de reuniões mensais com o BNDES com o objetivo principal de sugerir melhorias nas linhas de financiamento voltadas para os mercados interno e externo. Por intermédio desses encontros diversos pleitos de interesse do setor foram levados ao banco de fomento:

Finame Direto

Trata-se de operação sem intermediação do agente financeiro e está em andamento como projeto piloto desde agosto de 2018 no BNDES. Início da operacionalização efetiva se dará a partir do próximo ano. Trata-se de crédito pré-aprovado a partir de R$ 10 milhões (para ser utilizado em até 24 meses).

O piloto está sendo realizado com empresas de ROB - Receita Operacional Bruta anual superior a R$ 90 milhões. 

Finame Taxa Fixa

Com a entrada da TLP no início de 2018, BNDES criou a Taxa Fixa BNDES – TFB como uma opção de taxa de juros oferecida aos clientes e que corresponde à parcela do custo financeiro na taxa de juros. Uma vez contratado, o valor da taxa permanece o mesmo durante a vigência do contrato. 

Desde maio de 2018 o BNDES incluiu a TFB nas operações de financiamento para as MPMEs, destinadas à ônibus e caminhões no âmbito do Produto Finame. A possibilidade de utilização da TFB nas demais operações está em análise no BNDES.

Novo procedimento operacional Finame e BNDES Automático

Desde setembro de 2018, o BNDES aceita notas fiscais emitidas até 180 dias anteriores ai protocolo do pedido de financiamento para qualquer tipo de bem na Sistemática Operacional Convencional. Antes o BNDES só aceitava nota fiscal posterior a data de aprovação do PAC. 

Finame Compartilhado

Previsto para iniciar as operações no início de 2019, o financiamento com risco compartilhado entre BNDES e o Agente Financeiro a iniciar pelo BNDES Giro sendo 30% do BNDES e 70% do agente financeiro (compartilhando o risco) com FGI. 

Projeto inicial será implementado com os bancos de fomento tais como Desenvolve SP, BRDE e BDMG. Outros bancos como a CAIXA e Bradesco também se interessaram pelo referido modelo de operação. 

Cartão BNDES BK

Está em estudo no BNDES a proposta de criação do Cartão BNDES BK a fim de aumentar a capilaridade do setor. 

Distribuidor Autorizado D/A 

O BNDES está trabalhando para ampliar o enquadramento do D/A para qualquer fabricante que deseja ter seus produtos comercializados por meio de revenda. O intuito do BNDES é beneficiar todos os setores com D/A. 
 
Fundo Clima - Máquinas e Equipamentos Eficientes

Renovado programa Fundo Clima voltado ao financiamento de aquisição e produção de máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para a redução de emissão de gases do efeito estufa.

Taxa (% a.a.) 0,1 + 0,9 ou 1,4 + até 3
Prazo Até 12 anos incluída carência de até 2 anos
Participação Até 80%

Relação das máquinas/equipamentos apoiáveis está disponível na página do programa no site do BNDES. 

Finame – Linha Energia Renovável

BNDES criou a linha específica de Energia Renovável no âmbito do Produto Finame com o objetivo de financiar sistemas geradores fotovoltaicos, aerogeradores e aquecedores/coletores solares com as seguintes condições:

Custo Financeiro TLP, Selic ou TFB
Taxa BNDES 1,05% a.a.
Taxa Agente Financeiro Negociável
Prazo/Carência Até 120 meses com carência até 24 meses
Participação Até 100%

Nova metodologia de credenciamento – máquinas e equipamentos 

A nova metodologia de credenciamento entrou em vigor no dia 03 de dezembro de 2018, o qual substitui os critérios de Índice de Nacionalização de Valor e Peso, somente para processos de credenciamento encaminhados a partir desta data.

O Índice de Credenciamento (IC) será: Índice de Estrutura do Produto (IEP) + Qualificadores (Q).

Índice Mínimos Exigidos IC (50%) = IEP (30%) + Qualificadores (opcional)

Produtos credenciados até 03/12/2018 permanecem válidos até a data de expiração do cadastro (acesse o Portal CFI/’Meu Produtos’ para consultar). 

O Departamento de Financiamentos da ABIMAQ presta aos associados, todo suporte e orientação necessária no processo. 
 
BNDES Produtividade

Financiamento voltado à aquisição de serviços tecnológicos credenciados no BNDES que visa modernização da estrutura produtiva com foco em digitalização e tecnologias industriais de preparo ou implantação de Manufatura Avançada, e estimula a inclusão das MPMES nesse processo.

A operacionalização desse produto será por intermédio de um agente financeiro.

Atualmente BNDES está iniciando piloto para o processo de credenciamento dos referidos Serviços tecnológicos a serem comercializados pelo BNDES Produtividade.

A operacionalização desse produto será por intermédio de um agente financeiro. Atualmente BNDES está iniciando piloto para o processo de credenciamento dos referidos Serviços tecnológicos a serem comercializados pelo BNDES Produtividade.

BNDES Máquinas 4.0

Está em andamento no BNDES a criação da Linha Máquinas 4.0 no Produto BNDES Finame. As definições de serviços do BNDES Produtividade possibilitarão que as tecnologias de Manufatura Avançadas sejam consideradas como:

a) Componentes de um “sistema 4.0”, nos casos em que houver prestação de serviço; e

b) “Máquinas 4.0” nos casos em que as novas tecnologias estejam “embarcadas” no equipamento e não haja prestação de serviço (marcação como característica especial).

O BNDES verificará se na descrição da máquina constam tecnologias descritas de Manufatura Avançada e IoT a fim de proporcionar condições diferenciadas no financiamento.

Parceria ABIMAQ X Sicredi

Parceria firmada com o Banco Sicredi visando oferecer recursos por meio das linhas de crédito para o desenvolvimento das empresas, bem como produtos e serviços operados pelo banco.

Sistema Sicredi é formado por 116 Cooperativas de Crédito que atuam de forma independente por onde beneficiário buscará os financiamentos. As condições diferenciadas para os associados da ABIMAQ e seus clientes estão disponíveis no site da ABIMAQ na página de Financiamentos. Conheça as Cooperativas que a ABIMAQ possui parceria.

Vale do Piquiri ABCD PR/SP 

- Estado de SP: Municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo. 

- Estado do Paraná: Municípios de Altamira do Paraná, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Anahy, Araruna, Assis Chateaubriand, Boa Esperança, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Esperança Nova, Farol, Francisco Alves, Goioerê, Iguatú, Iporã, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Mariluz, Maripá, Mato Rico, Moreira Sales, Nova Cantú, Nova Santa Rosa, Palotina, Peabirú, Perobal, Pérola, Quarto Centenário, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, São Jorge do Patrocínio, Terra Roxa, Ubiratã, Umuarama e Xambrê.

Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP 

- Estado de SP: municípios de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Batatais, Pontal, Jardinópolis, Brodowski, Altinópolis, Santo Antonio da Alegria, Serrana, Serra Azul, Santa Cruz da Esperança, Cajuru, Cassia dos Coqueiros, Cravinhos, São Simão, Santa Rosa do Viterbo, Santa Rita do Passa Quatro, Luis Antonio, Dumont, Barrinha.

- Estado do Paraná: municípios de Mangueirinha, Clevelândia, Honório Serpa, Vitorino, Pato Branco, Coronel Vivida, Mariópolis, Coronel Domingos Soares, Palmas. 

- Estado de Santa Catarina: municípios de Galvão, São Domingos, Aberlado Luz, Videira, Fraiburgo, Caçador, Ouro Verde, Treze Tílias, Quilombo, Tangará, Jupiá, Novo Horizonte, Coronel Martins, Santiago do Sul, Formosa do Sul, Ipuaçu, Bom Jesus, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Passos Maia, Ponte Serrada, Água Doce, Vargem Bonita, Entre Rios, Marema, Macieira, Salto Veloso, Ibicaré, Iomerê, Ibiam, Rio das Antas, Pinheiro Preto e Arroio Trinta. 



Índice


Envie para um amigo.
Número: 228
Dezembro/2018

Outras edições
select



Buscar matérias

Informaq

Diante de um mundo em ritmo acelerado de mudanças e de transformações digitais, os painéis do evento, apresentados por mulheres, proporcionaram oportunidades de conhecer novos modelos de negócios. Leia mais...

No mês de novembro, a entidade se reuniu com representantes da Casa Civil e dos ministérios de Minas e Energia e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Leia mais...

O presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, João Carlos Marchesan, participou, no dia 28 de novembro, em Brasília, do último encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Leia mais...

Foi o principal resultado obtido pela coalizão, que a ABIMAQ faz parte, em conversa realizada com futuro ministro de economia Paulo Guedes, no final de novembro, no Rio de Janeiro. Leia mais...

Na ocasião, José Velloso, presidente executivo da entidade, questionou o que o Brasil precisa para buscar uma maior inserção comercial internacional. Leia mais...

Para destacar a importância da indústria no processo de reconstrução do desenvolvimento, o presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso. Leia mais...

Francisco Novaes, representante da empresa Friatec do Brasil, é o novo presidente da Câmara Setorial de Bombas e Motobombas. Leia mais...

Empresário da empresa Bosh foi eleito para o biênio 2018-2020. Leia mais...

Por meio da Resolução nº 017/2018, a ABIMAQ registrou que a diretoria da Câmara Setorial de Ferramentarias e Modelações (CSFM) teve a prorrogação do seu mandato. Leia mais...

Com propósito de desenvolver ações de cunho institucional e mercadológico com vistas à maior integração das associadas. Leia mais...

Oportunidades de fornecimento ao Ministério da Defesa foi um dos temas debatidos. Leia mais...

Aplicações e benefícios do regime foram apresentados em São José dos Campos. Leia mais...

Para entidade, a indústria de bens de capital é responsável pela geração e difusão de tecnologias imprescindíveis na melhoria da produtividade da economia. Leia mais...

Evento aconteceu na sede da ABIMAQ e contou com duas empresas âncoras do segmento de alimentação e da cadeia de foodservice. Leia mais...

Estela Testa participou de mesa que tratou do tema ‘Oportunidades de um legado ao Brasil e a MP 844/18’. Leia mais...

Estela Testa participará das atividades do CONESAN no período de 2019/2020. Leia mais...

Por sugestão da diretora conselheira do CONIMAQ, Alida Bellandi, a Prefeitura de Itu, representado pelo Prefeito Guilherme Gazzola. Leia mais...

Ação foi realizada pelas empresas associadas Metal Work, Siemens e Beckhoff. Leia mais...

Encontro foi uma oportunidade de as empresas conhecerem a importância das startups para o fortalecimento de seus negócios. Leia mais...

Evento, promovido pelo Comitê de Tratores, Máquinas Agrícolas e Florestais (ABNT/ CB-203) e ABIMAQ em conjunto com diretoria de Tecnologia da entidade. Leia mais...

João Carlos Marchesan, presidente da ABIMAQ, participou de diversas reuniões no evento. Leia mais...

País é o segundo principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul, com um intercâmbio de US$ 8,5 bilhões em 2017. Leia mais...

A diretoria da ABIMAQ mantém uma agenda de reuniões mensais com o BNDES com o objetivo principal de sugerir melhorias nas linhas de financiamento voltadas para os mercados interno e externo. Leia mais...

Otimistas com a visitação qualificada e interessada em inovações, expositores registram vendas. Leia mais...

342 empresas responderam à pesquisa no período de 04 e 29 de setembro. Leia mais...

Evento foi realizado em conjunto com o Grupo de Trabalho de Manufatura Avançada (GT-MAV) na sede da associação, em São Paulo. Leia mais...

O investimento produtivo brasileiro medido pelo consumo aparente de máquinas e equipamentos (produção – exportação + importação) manteve sua tendência de crescimento. Leia mais...

Dentro da teoria microeconômica, um dos conceitos mais importantes é, sem dúvida, o conceito de elasticidade-preço da procura, criado por Alfred Marshall (1842 – 1924). Leia mais...

Apoio institucional