Buscar por:  

Plástico Brasil marca início da retomada econômica do Brasil



“Trazemos para o mercado muito mais que uma feira. Nossa proposta é compartilhar com os expositores e visitantes uma nova experiência, apresentando o que há de mais avançado em processos e tecnologias, construindo o ambiente ideal para o crescimento que buscamos”. Com esse discurso, João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, abriu a PLÁSTICO BRASIL – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, que aconteceu no São Paulo Expo, entre os dias 20 e 24 de março.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), Fernando Figueiredo, avaliou que a participação de entidades em feiras é essencial para conferir credibilidade ao evento: “Por ser um evento de entidades setoriais, foi possível criar uma feira que atendesse aos interesses dos expositores, profissionais e consumidores que visitam a feira”.
 
Reuniões paralelas

Ao longo da feira, foram realizadas reuniões da CSMAIP, CSFM, CSVI e CSQI.

Atrações

A PLÁSTICO BRASIL preparou atrações durante todo o período da feira, em paralelo à exposição:

- Recicla Plástico Brasil: Ação promovida pela Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC mostrou o ciclo e a participação do plástico no dia a dia das pessoas e uma linha completa de reciclagem e transformação, com o intuito de disseminar a educação ambiental em torno da reciclagem do plástico e sua reutilização. 

- Ilha de Inovação em Materiais Plásticos: Espaço apresentou as novas tendências, tecnologias e inovações em resinas, cujas atividades foram realizadas pelas instituições UNICAMP, CCDM - UFSCar, FATEC Sorocaba, FATEC Zona Leste, FATEC Itaquera, Universidade de Caxias do Sul e Instituto Mauá de Tecnologia.

- SMED - Single Minute of Die - Troca Rápida de Moldes: Ação inédita e exclusiva, em parceria com o SENAI, apresentou, em tempo real, a troca de moldes focada na redução do setup de injetoras, em uma área com equipamentos de ponta.

- Arena Técnica: Espaço onde visitantes puderam conhecer conceitos técnicos e práticos da indústria, envolvendo novas tecnologias, lançamentos e soluções industriais, aplicáveis no dia a dia da indústria.

Conhecimento e inovação

Paralelos à feira, também foram realizados importantes eventos:

- Rodada Internacional de Negócios: Ação do Programa Brazil Machinery Solutions, fruto da parceria entre a ABIMAQ e a Apex-Brasil, permitiu que empresas estabelecessem relações comerciais com compradores internacionais. Foram gerados 30 milhões de Dólares em negócios por meio de 180 reuniões realizadas entre fabricantes brasileiros e 10 compradores de oito países (Argentina, Colômbia, Costa Rica, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia).

- PETtalk - Conferência Internacional da Indústria do PET: Promovida pela Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET), apresentou avanços tecnológicos, cases de sucesso e debates de mercado.

- Workshop Mobiliários Adaptados em PVC: Realizado pelo Instituto Brasileiro do PVC, ensinou a montagem de mobiliários adaptados feitos com PVC, adaptáveis a crianças com disfunção neuromotora.

- Workshop de Sustentabilidade: Dedicado à troca de experiência sobre sustentabilidade.

Principal feira do setor do plástico e da borracha, a PLÁSTICO BRASIL, realizada pela ABIMAQ e ABIQUIM, com apoio de 76 entidades, reuniu 400 marcas nacionais e internacionais do segmento e visitantes altamente qualificados

Eventos promovidos pela ABIMAQ

Seminário Internacional 

Plástico Brasil – Rumo à Indústria 4.0

Realizado em conjunto com a VDMA, associação alemã congênere, o seminário apresentou uma melhor compreensão sobre novas aplicações e desenvolvimentos, fornecendo soluções práticas para as empresas.

Seminário Eficiência Energética como Diferencial Competitivo

O seminário, realizado em parceria com a ABESCO – Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia, teve o objetivo de conscientizar as empresas sobre o uso eficiente de energia visando à melhoria nos custos operacionais das indústrias e contribuir com o meio ambiente.

Verdadeira feira internacional do setor conquista grandes resultados e supera expectativas

A PLÁSTICO BRASIL foi considerada um evento de sucesso pelos organizadores e expositores da feira.

“A PLÁSTICO BRASIL assume uma importância ainda maior por representar o início de um novo ciclo de crescimento”, diz José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ. De acordo com o dirigente, a expressiva visitação e o grande volume de negócios superaram as expectativas, e a feira, além de evidenciar a alta tecnologia da indústria brasileira de máquinas, foi testemunha de uma nova fase para o país. “A PLÁSTICO BRASIL será lembrada como o momento da virada”.

Velloso destaca também o caráter institucional da Plástico Brasil: “É a primeira vez que uma feira para a indústria do plástico é organizada pelas entidades setoriais. O apoio recorde de mais de 70 associações e sindicatos nacionais e internacionais comprova sua enorme representatividade”.

Gino Paulucci Jr. presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP), avalia que a feira foi sucesso absoluto. “Recebemos uma visitação altamente qualificada, formada por tomadores de decisão e pessoal técnico. Muitos negócios foram fechados no próprio pavilhão logo nos primeiros dias”, comemora. Como presidente da Comissão Organizadora da Plástico Brasil, Paulucci colecionou depoimentos positivos dos expositores e garante que a feira marca definitivamente a retomada do crescimento da economia brasileira no geral e da indústria do plástico em particular.

Importância da reciclagem

Com relação ao Recicla Plástico Brasil, o presidente da Plastivida e do Instituto do PVC, Miguel Bahiense, diz-se “extremamente satisfeito” com o resultado do projeto. O estande recebeu um grande número de pessoas dos mais diferentes perfis. “Nosso objetivo era mostrar que a gestão dos resíduos sólidos numa cidade é possível, e que as pessoas podem continuar utilizando cada vez mais o plástico em suas atividades do dia a dia, conscientes de que existe uma destinação pós-uso”, explica Bahiense.

A PLÁSTICO BRASIL recebeu a visita de milhares de compradores e profissionais da indústria do plástico, que atendem e atuam nos mais diversos segmentos –  construção civil, automóveis e autopeças, embalagem, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados e eletrodomésticos, entre muitos outros.

Com expectativa de crescer e ser ainda mais relevante para a indústria do plástico e da borracha, a próxima edição da PLÁSTICO BRASIL acontece de 25 a 29 de março de 2019, no São Paulo Expo.

Expositores satisfeitos

Para o diretor Comercial da Carnevalli, Wilson Carnevalli Filho, a participação da empresa foi muito satisfatória e as vendas superaram as expectativas. A forte presença de tomadores de decisão possibilitou a efetivação de vendas no próprio estande e, também, o início de diversas negociações que serão retomadas após o evento. Conseguimos fortalecer a marca no mercado com a participação da Carnevalli na Plástico Brasil”, acrescenta.

Marcelo Silva, gerente geral da Stäubli, também destaca a qualificação dos visitantes e importância da feira para ampliar ainda mais a divulgação da marca. A Stäubli destacou em seu estande soluções para diminuição do tempo de parada de máquina, por meio de engates e placas de multiacoplamentos para conexão rápida das mais diversas energias utilizadas nos moldes.

O diretor geral da Wittmann Battenfeld do Brasil, Cassio Saltori, ficou bastante satisfeito com os resultados desta primeira edição. “Visitação acima da média, sem tumulto, de boa qualidade técnica e formada em sua maioria por tomadores de decisão”, enumera. Essa qualificação possibilitou que a empresa fechasse durante a feira negociações que estavam em andamento e fizesse prospecção com clientes habituais. 

Ulisses Fonseca, diretor da Multipack Plas, também garante que a PLÁSTICO BRASIL atendeu às expectativas. “Tivemos negócios muito bem encaminhados e que estão sendo fechados logo na primeira semana, então é como se tivéssemos feito a venda na feira”, comenta. Assim como os demais expositores, Fonseca chama atenção para a alta qualificação dos visitantes. “Eram pessoas interessadas, diretores e até presidentes das companhias”, lembra. 



Índice


Envie para um amigo.
Número: 209
Abril/2017

Outras edições
select



Buscar matérias

Informaq

“Trazemos para o mercado muito mais que uma feira. Nossa proposta é compartilhar com os expositores e visitantes uma nova experiência, apresentando o que há de mais avançado em processos e tecnologias. Leia mais...

Representantes da ABIMAQ levaram propostas relacionadas às reformas tributária e trabalhista, Conteúdo Local, Taxa de Juros de Longo Prazo e Programa de Regularização Tributária (PRT). Leia mais...

Projeto do deputado federal Luiz Carlos Hauly prevê crescimento de 5% a 7% ao ano e desconcentração da renda no Brasil. Leia mais...

Entidade defendeu a necessidade de modernizar a legislação trabalhista para estimular investimentos e gerar novos empregos. Leia mais...

Especialistas destacam força de lei à negociação coletiva para resolver a complexidade da legislação trabalhista. Leia mais...

Entidade solicitou a reedição do Programa Especial de Parcelamento (PEP) e medidas para amenizar o problema dos créditos acumulados do ICMS de fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Leia mais...

O que falta para o país e que traz reflexos para a Petrobras é a ausência de uma política industrial que favoreça a competitividade, segundo a entidade. Leia mais...

“Um novo veículo de comunicação que contemple o setor de máquinas e equipamentos em toda a sua dimensão, abrangendo a área técnica, inovação e gestão era um desejo antigo. Leia mais...

A edição deste ano do ANUÁRIO ABIMAQ já está sendo elaborada, será apresentada oficialmente no dia 08 de dezembro e se constituirá em uma edição histórica e especial. Leia mais...

Diretoria eleita ficará à frente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Gráficos no biênio 2017/2019. Leia mais...

Com o intuito de estreitar relacionamentos e parcerias com entidades afins, a Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Gráficos (CSMEG) se reuniu. Leia mais...

A vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Gráficos (CSMEG), Ana Paula Freitas, foi uma das participantes da cerimônia. Leia mais...

Grupo criado pela ABIMAQ em 2014 reúne os principais fornecedores do Mercado. Leia mais...

Para debaterem oportunidades oferecidas no âmbito do programa Mais Alimentos Internacional, a pedido da Secretaria Especial de Agricultura Familiar. Leia mais...

Com o propósito de explicar sobre a parceria entre a ABIMAQ e Braskem que objetiva contribuir com a melhoria no desempenho e na competitividade das empresas. Leia mais...

Para expor um novo projeto que garante a redução de custos da cabotagem, por meio de contêineres, denominado “Projeto Cabotagem Manaus X Belém X São Sebastião”. Leia mais...

Equipe do Brazil Machinery Solutions reuniu-se com empresários do setor de máquinas e equipamentos para levantamento de contribuições do segmento, que subsidiarão a formatação do projeto em seu novo ciclo 2017-2019. Leia mais...

Programa Partilha do Conhecimento estimulou a troca de experiências entre as empresas do setor. Leia mais...

Em agenda intensa de reuniões com as principais instâncias políticas do país, a ABIMAQ apresentou os pleitos do setor, em Brasília. Leia mais...

Workshop promovido pela GE ajudará a criar possibilidades às empresas do setor que buscam ampliar seus negócios. Leia mais...

Com o intuito de contribuir com informações e, assim, colaborar com o trabalho de todos os envolvidos com a agricultura irrigada no Brasil. Leia mais...

Benefício compreende a elaboração de um Plano de Gestão da Inovação para as indústrias de máquinas e equipamentos, por meio de uma imersão in loco de verificação do atual. Leia mais...

Representantes do BNDES apresentaram as linhas de apoio do banco para bens de capital. Leia mais...

No dia 23 de março, a ABIMAQ, representada pelo seu presidente executivo, José Velloso, e seu diretor de Competitividade, Mario Bernardini. Leia mais...

Principais empresas do setor levam suas mais recentes tecnologias e novidades para atender às demandas dos produtores rurais. Leia mais...

Feira acontece de 9 a 13 de maio, no São Paulo Expo, para apresentar as novidades de grandes fabricantes nacionais e estrangeiros. Leia mais...

Grupo Técnico de Defesa Comercial (GTDC) foi criado pela Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) para analisar a aplicação ou não da medida de defesa comercial, antecipadamente à decisão final. Leia mais...

Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras tem o objetivo de devolver parcial ou integralmente o resíduo tributário remanescente na cadeia de produção de bens exportados. Leia mais...

No mês de fevereiro de 2017, os investimentos em máquinas e equipamentos registraram queda de 11,8%, em relação ao mês de janeiro de 2017. Leia mais...

A indústria sempre teve um papel decisivo nos ciclos econômicos mundiais, seja nos movimentos de crescimento ou de recessão. Leia mais...

Apoio institucional