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Conselho de Óleo e Gás da ABIMAQ promove debate sobre internacionalização de empresas do setor



Evento, realizado em parceria com o IEC – Energy Industries Council, contou com presença de executivos brasileiros e de outros países que orientaram os associados da entidade quanto as possibilidades e as vantagens de atuar fora do Brasil

O desejo expandir os negócios para fora do Brasil de forma sustentável é o sonho e muitos empresários, mas poucos ousam essa iniciativa por desconhecimento de políticas e oportunidades que os mercados oferecem. Pensando nesses executivos, o Conselho de Óleo e Gás da ABIMAQ, realizou, no dia 04 de novembro, na sede da associação, o Seminário de Internacionalização das Empresas do Setor de Óleo e Gás. 

De acordo com o diretor executivo de Petróleo, Gás Natural, Bioenergia e Petroquímica da ABIMAQ, Alberto Machado, o evento mostrou para as empresas brasileiras a pujança do setor. “Existe uma forte presença internacional no setor no Brasil e o investidor pode usar isso como uma ponte para se internacionalizar e fazer negócios”.

O presidente executivo da associação, José Velloso, revelou que óleo e gás sempre foi tema relevante para os representantes da entidade. “Fundamos o Conselho de Óleo e Gás em 1998 e desde a abertura do mercado do petróleo no Brasil a ABIMAQ atuou muito. Tivemos uma longa jornada e agora temos essa nova realidade que é forma de se contratar equipamentos e serviços”.

Martin Whalley, diretor de Comércio Brasil e Investimento América Latina do Governo do Reino Unido, buscou estimular parcerias entre Brasil e Reino Unido expondo a expertise de seu país. “Somos o maior produtor de petróleo e gás da comunidade europeia e um dos maiores do mundo. Temos experiências e tecnologias desenvolvidas por nossas empresas”. 

A experiência adquiria por quem já atua em outros mercados pôde ser exemplificada por Elder Stringari, Manager - WEG Global Oil & Gas, que revelou o processo de internacionalização da WEG, e pelo Supply Chain Manager da SBM OFFSHORE, Thomas Pommared, que comentou a atuação internacional da empresa.

Flávia Oliveira e Flávia de Castro, representantes do Consulado Britânico no Brasil expuseram como o Reino Unido pode ajudar na internacionalização de empresas brasileiras. “Abrir uma empresa no Reino Unido leva até 24h ou menos, você pode fazer isso online, não é necessário a presença de um sócio brasileiro localmente. Hoje em dia, a única coisa que seria um pouco complicada seria a abertura de uma conta bancária, mas temos feito parcerias com bancos tentando minimizar esse detalhe”. 

A EIC (Energy Industries Council) esteve representada por Clarisse Rocha e Pietro Ferreira para mostrar as oportunidades no setor de óleo e gás no mundo. Com escritórios em Londres, Dubai, Kuala Lumpur, Houston e Rio de Janeiro, a associação fornece inteligência de mercado de alto valor aos membros por meio de seu banco de dados de projetos de energia on-line uma rede global de funcionários que trabalham em campo para fornecer informações regionais qualificadas.

Promoção de exportação, desenvolvimento de promoções de exportação comercial de produtos e serviços brasileiros no exterior, além de capacitação e a atração de investimentos são trabalhos realizados pela Apex-Brasil e destacados por Carlos Padilla, analista de Investimentos Oil&Gas e coordenação de Investimentos Estrangeiros em Infraestrutura da Agência.

Quanto às certificações para a internacionalização de empresas, Luiz de Mattos, diretor na RBNA Consult, primeira empresa de certificação de conteúdo local credenciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), destacou normas de compliance e a certificação ISO 37001.“Ela tem pilares bem fáceis de se seguir para quem está familiarizado com ISO 9001, mas exige que você faça uma avaliação de risco para cada negócio, mesmo dentro do setor de óleo e gás, pois cada negócio tem uma natureza distinta.”

Os participantes ainda descobriram como a ABIMAQ pode apoiar na exportação e os detalhes foram repassados pela diretora de mercado externo da associação, Patrícia Gomes. A profissional alertou que existem duas áreas que dão suporte às empresas, a primeira é a de mercado externo, que oferece atendimento em quatro áreas: negociações internacionais, defesa comercial, inteligência comercial e comércio exterior.

A segunda área é a de promoção comercial que agrega o projeto firmado entre a ABIMAQ e a Apex-Brasil e que deu origem ao Programa Brazil Machinery Solutions (BMS). Trata-se de um Projeto Setorial que tem como objetivo fomentar a exportação da indústria de máquinas e equipamentos pelo desenvolvimento sustentável no processo de internacionalização das empresas do setor, atualmente o maior exportador brasileiro de manufaturados.



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Número: 239
Dezembro/2019

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