Buscar por:  


ENCARTE ESPECIAL - Missão Presidencial à China, Emirados Unidos e Arábia Saudita



José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, e Patrícia Gomes, diretora executiva de Mercado Externo da associação, integraram a delegação empresarial que acompanhou a Missão do Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, a China, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, realizada de 24 a 30 de outubro de 2019.

O convite para integrar a missão presidencial foi realizado pelo Presidente da República à presidência da ABIMAQ durante a cerimônia de abertura da Agrishow, para o qual julgou bastante estratégico o papel da entidade na visita.

China - Pequim, 24 e 25 de outubro

O primeiro dia da missão em Pequim, 24, contou com visitas técnicas a um Parque Tecnológico da Universidade Agrícola da China e à empresa HEMA, do grupo AliBaba, que é um exemplo de integração entre comércio eletrônico e convencional. À noite, José Velloso participou de um jantar de boas-vindas oferecido pelo presidente da FIESP, Paulo Skaf, ao presidente Bolsonaro e aos membros do governo. 

No dia seguinte, 25, ocorreu o Seminário Empresarial Brasil – China, organizado pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e  Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Conselho Empresarial Brasil-China e o China Council for International Investmest (CCIIP), e com o apoio do China Development Bank (CDB), além de sessões de palestras e encontros de networking e negócios com foco na exportação e atração de investimentos. 

O seminário contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e dos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, da Cidadania, Osmar Terra, do Assessor Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Caio Megale, do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, além de outros membros do Poder Executivo e Legislativo. Do lado chinês, participou o Vice-Primeiro Ministro da China, Hu Chunhua, que exaltou o crescimento da parceria entre Brasil e China. 

Ocorreram também três sessões de networking simultâneas sobre agronegócio, inovação e investimentos em infraestrutura. Nesta sessão, a secretária especial do Programa de Parceira de Investimentos, Martha Seillier, promoveu as oportunidades dos projetos da carteira do PPI sobre portos, aeroportos, rodovias, saneamento básico, energia, entre outros, aos empresários brasileiros e chineses. O secretário executivo adjunto do Ministério de Minas e Energia, Bruno Eustáquio de Carvalho, promoveu as oportunidades do setor de petróleo aos investidores estrangeiros. 

Na declaração conjunta entre Brasil e China, disponível em shorturl.at/gORS0,  o Presidente Jair Bolsonaro e o Presidente Xi Jinping concordaram em promover os fluxos recíprocos de investimento a fim de buscar novas complementaridades e oportunidades econômicas, e tomaram das possíveis sinergias entre as políticas de desenvolvimento e os programas de investimento do Brasil, inclusive o PPI, e as políticas de desenvolvimento e as iniciativas internacionais da China, inclusive a “Iniciativa do Cinturão e da Rota”. Os Chefes de Estado avaliaram como positivo o diálogo no âmbito das organizações internacionais e mecanismos multilaterais, como BRICS, e o governo chinês declarou valorizar e apoiar o papel desempenhado pelo Brasil como anfitrião do BRICS. O governo brasileiro agradeceu o apoio chinês à presidência pro tempore brasileira do BRICS e reiterou o convite para o presidente Xi Jinping visitar o Brasil, em novembro, a fim de participar da XI Cúpula do BRICS.

Emirados Árabes Unidos - Abu Dhabi, 27 e 28 de outubro

Em Abu Dhabi, 27, foi realizado o Seminário Empresarial Brasil – Emirados Árabes Unidos, promovido pelo MRE e pela Apex-Brasil em parceria com o governo dos Emirados. O evento contou com a presença do ministro de Estado dos EAU, Ahmed Al Saeyeg, e do Chairman da Federation of UAE Chambers and Abu Dhabi Chamber, Mohammed Thani Al Rumaithi, e, do lado brasileiro, o presidente Bolsonaro e os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, do Secretário Geral da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, do Assessor Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Caio Megale, além da Secretária Especial do PPI, Martha Seillier, do Secretário-Executivo Adjunto do Ministério de Minas e Energia, Bruno Eustáquio de Carvalho, do Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Marcos Degaut, e do presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segóvia. 

Ocorreram também eventos simultâneos para os setores de infraestrutura e defesa e encontros de networking para os setores de indústria, serviços, saúde e equipamentos médicos. Também foram realizados encontros bilaterais da secretaria especial da PPI com investidores dos Emirados Árabes Unidos e um seminário específico sobre a indústria da defesa, ambos restritos aos investidores estrangeiros. 

O seminário e os encontros de negócios reuniram mais de 300 representantes do setor privado de ambos os países para explorar oportunidades nas áreas de alimentos, financeira, saúde, logística, infraestrutura, defesa, tecnologia da informação e comunicação e petróleo e gás.

Ainda no dia 27, José Velloso e Patrícia Gomes participaram de um encontro organizado pelo presidente da FIRJAN, Eduardo Eugênio, com o presidente Bolsonaro, ministros e secretários de diversas pastas e empresários brasileiros, como WEG e Embraer. Pelo lado dos EAU, participou o Minister of State in The United Arab Emirates and Executive Chairman of Abu Dhabi Global Market, Ahmed Ali Al Sayegh, e membros do governo. Velloso em sua fala apresentou a importância da indústria brasileira de máquinas e equipamentos e a sua atuação no mercado internacional, o que despertou o interesse do Ministro Sayegh no intercâmbio de informações, principalmente na área da indústria de defesa. 

Na declaração conjunta entre Brasil e EAU, disponível em shorturl.at/dhpy2,  o Presidente Jair Bolsonaro e o Xeique Mohammed bin Zaied Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e vice comandante das Forças Armadas dos EAU, reiteraram a importância dos Emirados como porta de entrada para os mercados regional e global. Destacaram, em particular, o expressivo potencial da localização estratégica, da infraestrutura avançada e do ambiente de negócios dinâmico dos EAU para a facilitação do acesso de produtos brasileiros a mercados de terceiros países, sobretudo na Ásia.

Arábia Saudita - Riade, 29 e 30 de outubro

Na etapa final da missão, foi realizado um Evento Empresarial Brasil no Conselho das Câmaras de Comércio saudita. O evento contou com a participação do presidente Bolsonaro e dos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, do Assessor Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Caio Megale, além da Secretária Especial do PPI, Martha Seillier, do Secretário-Executivo Adjunto do Ministério de Minas e Energia, Bruno Eustáquio de Carvalho, e do presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segóvia, além de empresários e investidores brasileiros e sauditas. 

Por ocasião da visita, o Presidente Bolsonaro e o Príncipe Mohammed bin Salman, discutiram perspectivas para o fortalecimento de investimentos bilaterais entre o Brasil e a Arábia Saudita. Expressaram seu apoio à concordância do Fundo de Investimento Público saudita (PIF) em explorar potenciais oportunidades de investimentos mutuamente benéficos em até US$ 10 bilhões, em parceria com o Brasil, que segundo o governo devem ser aplicados nos setores de infraestrutura (ferrovias e saneamento básico). Na declaração conjunta entre Brasil e Arábia Saudita disponível em shorturl.at/BHNX0, o Presidente Jair Bolsonaro e o  Rei Salman bin Abdulaziz identificaram várias áreas de interesse mútuo para a cooperação e investimentos, tais como agricultura, indústria, energia, mineração, infraestrutura, transporte, ciência e tecnologia e inovação. Ambos os lados saudaram o anúncio do início de negociações para evitar a dupla tributação e para facilitar e expandir fluxos de investimento entre os dois países.

O Presidente Bolsonaro participou, como convidado de honra, do Future Investment Initiative, fórum anual realizado em Riade com o objetivo de discutir tendências na economia mundial e perspectivas para o ambiente global de investimentos.





Número: 238
Março/2011

Outras edições
select



Buscar matérias

Informaq

José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, e Patrícia Gomes, diretora executiva de Mercado Externo da associação, integraram a delegação empresarial que acompanhou a Missão do Presidente da República. Leia mais...

Com o objetivo de contribuir para a retomada do crescimento brasileiro e da competitividade do setor, a ABIMAQ se reuniu com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano. Leia mais...

A doutora em Economia Cristina Fróes de Borja esteve na ABIMAQ, no dia 03 de outubro, para apresentar o projeto de pós-doutorado com tema ‘A Cadeia de Valor de Máquinas & Equipamentos no Brasil’. Leia mais...

Para solicitar a revisão da Portaria ME 309/19, que trata da concessão de Ex-Tarifário, na questão de comparação de preços e no tratamento entre partes interessadas. Leia mais...

Com o objetivo de abordar sobre as novas condições das linhas de crédito para financiamento de máquinas, capital de giro e uma linha específica para vendas . Leia mais...

Para tratar do Programa Mais Alimentos Internacional (PMAI) e Projeto ‘The Green Imperative’ (G.I.P) da Nigéria, cujo objetivo é promover as exportações brasileiras de máquinas agrícolas. Leia mais...

Com receita de mais de R$ 100 bilhões anual, a companhia possui 860 mil hectares de área agrícola cultivada, 26 unidades produtoras de açúcar, etanol e bioenergia. Leia mais...

Sua meta é realizar um trabalho de aproximação das empresas integrantes da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria Têxtil e de Confecção. Leia mais...

Rogério Bosco, da Indústrias Romi, foi o escolhido para comandar a Câmara Setorial de Máquinas - Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura. Leia mais...

Equipe foi apresentada em cerimônia na sede da associação. Leia mais...

Para destacar os benefícios oferecidos pela ABIMAQ em prol dos negócios das associadas e as ações da entidade no legislativo, José Velloso, presidente executivo da associação, participou da reunião. Leia mais...

Metodologias jurídicas para a redução do impacto tributário nas empresas e estratégias de recuperação de impostos em taxas e tributos aduaneiros. Leia mais...

Encontro pode gerar até R$ 37 milhões em negócios entre empresários participantes. Leia mais...

Para debater sobre inovação e oportunidades de negócios no setor de biogás, Alberto Machado, diretor de Petróleo, Gás Natural, Bioenergia e Petroquímica. Leia mais...

A reunião do Sistema Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental – SINDESAM aconteceu no dia 17 de outubro, na sede da ABIMAQ. Leia mais...

A Câmara Setorial de Equipamentos Hidráulicos, Pneumáticos e Automação Industrial (CSHPA), em parceria com a Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição. Leia mais...

Com o objetivo de debater o cenário da política e perspectivas da economia com destaque para as propostas da reforma tributária e o seu impacto para a indústria. Leia mais...

O evento reuniu líderes de áreas estratégicas da indústria brasileira e debateu as mais recentes tendências, além de identificar os novos desafios do setor. Leia mais...

Promovido pela Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), a 19ª edição do seminário abordou temas como as perspectivas e análise do mercado atual de máquinas e implementos agrícolas. Leia mais...

A feira, que aconteceu entre 11 e 13 de setembro, bateu alguns recordes em relação às edições anteriores. Leia mais...

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial. Leia mais...

Atuando em defesa do setor, a ABIMAQ busca realizar e apoiar feiras de interesse de suas associadas, proporcionando condições especiais para participação das empresas. Leia mais...

Com promoção e organização da Reed Exhibitions Alcântara Machado, a primeira edição da PPW será de 15 a 18 de setembro de 2020, no São Paulo Expo, na capital paulista. Leia mais...

Para apresentar o tema ‘A importância da Indústria no Relacionamento com Startups e no Fomento a Inovação’, José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ. Leia mais...

Regulamento técnico para bombas medidoras de combustíveis e de bomba e motobomba foram os temas tratados nas reuniões no dia 10 de outubro no Rio de Janeiro. Leia mais...

Escritório regional do banco de desenvolvimento do grupo terá sede em São Paulo. Leia mais...

Entre as alterações promovidas na Câmara de Comércio Exterior, o presidente da República passa a ter o voto de desempate nas deliberações do órgão. Leia mais...

O BNDES com o objetivo de simplificar o processo, fez alterações no Portal CFI e no Formulário Auxiliar de Credenciamento. Leia mais...

Com apresentações de Inbal (Bel) Salzstein, da área de negócios da fintech Weel, sobre antecipação de recebíveis, e de João Santos, gerente de marketing da Grenke Brasil. Leia mais...

A indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou leve crescimento no mês setembro de 2019. As vendas no mercado interno apresentaram melhor dinamismo e cresceram +6,8%. Leia mais...

Em que pesem os avanços em áreas como a ciência, a administração e a tecnologia, desde a pré-história a tomada de decisão persiste como um grande desafio e como uma competência essencial para a nossa sobrevivência. Leia mais...

Apoio institucional