Você está no portal ABIMAQ
Quero me associar

Financiamentos

Voltar
Financiamentos

Esclarecemos e orientamos às empresas associadas a ABIMAQ e seus clientes sobre linhas de financiamento disponíveis no mercado com as seguintes finalidades:

  • Produção;
  • Aquisição e exportação de máquinas e equipamentos produzidos no país;
  • Capital de giro;
  • Projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica;
  • Projetos de investimento para implantação, ampliação e modernização de empresas.

Dúvidas? Entre em contato conosco no e-mail: defi@abimaq.org.br

Bancos e Cooperativas Parceiras

Confira os bancos e cooperativas parceiras:

Age Pernambuco

A Age Pernambuco apoia as empresas associadas à ABIMAQ e seus clientes no Estado de Pernambuco, fornecendo financiamentos para Capital de Giro e Aquisição de Máquinas e Equipamentos.

O banco começou suas atividades em agosto de 2008, sua principal tarefa é fomentar o desenvolvimento econômico e social, por meio da concessão de crédito planejado a micro, pequenos e médios empresários, produtores urbanos e rurais - segmentos que representam 98% dos negócios formais em Pernambuco.

Seu principal produto é o financiamento de projetos de inovação e modernização que resultem no aumento da competitividade dos empreendimentos pernambucanos.

AgeRio

A ABIMAQ e a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro S.A. firmaram parceria para apoiar as empresas associadas sediadas à entidade no Rio de Janeiro e seus clientes, por meio da disponibilização de crédito com vistas à promoção do desenvolvimento econômico.

A AgeRio iniciou suas atividades em dezembro de 2002, o banco é uma sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI) do Estado do Rio de Janeiro.

BADESC

A ABIMAQ dispõe de um convênio com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina –  BADESC com a finalidade de  promover o desenvolvimento econômico e social, fomentar as atividades produtivas e proporcionar às empresas associadas à entidade em Santa Catarina e seus clientes, oportunidades de acesso às soluções de Financiamento oferecidas pelo BADESC.

Banco do Brasil

O Convênio firmado entre a ABIMAQ e o Banco do Brasil apoia as indústrias associadas à entidade e seus clientes em suas necessidades de crescimento, conforme planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo.

Para isso, o banco acompanha o desempenho do setor, junto à Associação, e fornece soluções que atendam às necessidades e demandas das empresas associadas, disponibilizando produtos, serviços, facilitadores e consultoria financeira nos mercados interno e externo.

Banco do Nordeste

A ABIMAQ e o Banco do Nordeste firmaram parceria buscando a apoiar as empresas associadas à entidade  e seus clientes por meio da disponibilização de crédito.

O Banco do Nordeste do Brasil S. A. é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e diferencia-se por sua missão: atuar na promoção do desenvolvimento sustentável, como instituição pública competitiva e rentável. 

Executa uma política de desenvolvimento ágil e seletiva, capaz de contribuir de forma decisiva para a superação dos desafios e para a construção de um padrão de vida compatível com os recursos, potencialidades e oportunidades da região.

BDMG

A ABIMAQ dispõe de um convênio com o Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais - BDMG, proporcionando às empresas associadas do Estado de Minas Gerais e seus clientes, acesso direto a todas as soluções em financiamento oferecidas pelo banco.

BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira. 

Atua através de produtos, programas e fundos, conforme a modalidade e a característica das operações.

Favor inserir um parágrafo  sobre a parceria da ABIMAQ com o Banco e que a entidade é um Posto Avançado do BNDES.

Bradesco

A ABIMAQ dispõe de um convênio com o Banco Bradesco para  a apoiar as empresas  associadas à entidade e seus clientes, oferecendo financiamentos para a aquisição de Máquinas e Equipamentos.

Capital de giro em moeda nacional, destinado à antecipação de recursos decorrentes de Proposta de Abertura de Crédito - PAC, devidamente aprovada, para operações do FINAME.

BRDE

Visando  apoiar as empresas associadas à ABIMAQ sediadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a entidade firmou parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O BRDE é uma instituição financeira pública controlada pelos estados da região sul do país. 

Especializados na oferta de crédito de médio e longo prazo para o setor produtivo, conta com autonomia financeira, administrativa e personalidade jurídica própria, além de funcionar como repassador das linhas do BNDES, Cartão BNDES e da linha INOVACRED da FINEP.

O banco apoia projetos de investimento de uma gama de atividades com o intuito de promover o desenvolvimento econômico da região onde atua e, assim, contribuir para o aumento dos níveis de renda e emprego.

Caixa

A ABIMAQ e a Caixa Econômica Federal dispõem de um convênio para apoiar as empresas associadas à entidade e seus clientes por financiamento para Capital de Giro e para a aquisição de Máquinas e Equipamentos por meio dos recursos do BNDES Automático, Finame e FAT.

O convênio prevê uma divulgação ampla de produtos da Caixa as empresas associadas em todo o território nacional, assim como a ampliação de relacionamento entre as instituições, além da orientação e acompanhamento do fluxo das operações.

Desenvolve SP

A parceria com a Desenvolve SP visa o acesso às linhas de crédito as empresas associadas à entidade e seus clientes, sediados no Estado de São Paulo, por divulgação dos produtos financeiros disponíveis da Agência de Desenvolvimento Paulista.

FNO FNE FCO

De modo a promover o desenvolvimento regional, criaram-se os Fundos Constitucionais de Financiamento, que destinam recursos para o setor produtivo das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, e municípios incluídos na área de atuação dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Existem três Fundos Constitucionais de Financiamento, o FCO, FNE e o FNO, que são operados por diferentes instituições financeiras.

Para saber mais detalhes do funcionamento de cada um deles, você precisará buscar as instituições financeiras que os operam em sua região.

Fomento Paraná

ABIMAQ dispõe de um convênio com a Agência de Fomento do Estado do Paraná, estimulando o desenvolvimento sustentável por meio do apoio técnico e financeiro, aumentando a produtividade no estado e proporcionando às empresas associadas do Estado do Paraná (ou clientes destas), a oportunidade de acesso e direto a todas as resoluções de Financiamento oferecidas pela agência, objetivando a disponibilização de linhas de crédito com vistas à incitação do desenvolvimento econômico do Estado do Paraná.

A Fomento Paraná é uma das instituições financeiras responsáveis por fazer o repasse dos recursos de algumas linhas do BNDES- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, linhas de financiamento com recursos da Agência Brasileira de Inovação- FINEP, na qual a Fomento Paraná atua para atender empreendimentos situados no estado.

Sicoob Credicitrus

A ABIMAQ firmou convênio com a Cooperativa de Crédito Sicoob Credicitrus, facilitando o acesso ao crédito às empresas Associadas à entidade e seus clientes.

Integrando um dos maiores sistemas cooperativos do país, a Credicitrus é uma cooperativa que dispõe de um modelo de negócio com portefólio completo de produtos e serviços.

Está presente nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Sicredi

A ABIMAQ e o Banco Cooperativo S/A firmaram convênio de modo a fornecer recursos por meio das linhas de crédito para o desenvolvimento das empresas, produtos e serviços operados pelo Sicredi.

O Sistema Sicredi é formado por 116 Cooperativas de Crédito que atuam de forma independente, é por meio dessas Cooperativas que o beneficiário buscará financiamentos.

Financiamento às Exportações e Investimentos

O crédito à exportação concedido as empresas é, por diversas vezes, um diferencial em um ambiente competitivo, oferecemos o auxílio necessário as empresas associadas.

A política brasileira de financiamento às exportações está inserida em um esforço maior, o de proporcionar ao produto a ser exportado melhores condições na competitividade e na comercialização do bem no mercado internacional. Essa visão possibilita o crescimento das exportações e internacionalização das empresas nacionais, refletindo na geração de emprego e renda com ganhos à economia brasileira.

As linhas de financiamento são oferecidas especificamente para propiciar recursos aos exportadores, seja para a produção, pré-embarque, e/ou comercialização, pós-embarque, de seus produtos destinados ao exterior. Por isso, é essencial que antes de começar a exportar, a empresa conheça quais são os mecanismos de financiamentos disponíveis.

Atualmente, o sistema público de crédito às exportações é baseado nos seguintes instrumentos:


Garantia às Exportações

O Seguro de Crédito à Exportação (SCE) visa garantir as operações contra os riscos: comerciais (não pagamento por falência ou mora), políticos (moratórias, guerras, revoluções entre outros) e extraordinários (desastres naturais) que possam afetar a produção e/ou a comercialização de bens e serviços brasileiros no mercado internacional.

Quem pode utilizar o SCE?

Exportadores, instituições financeiras e agências de crédito à exportação que financiam, refinanciam ou garantem exportações brasileiras. O SCE tem como amparo o Fundo de Garantia à Exportação (FGE). O FGE é um fundo de natureza contábil, vinculado ao Ministério da Economia, que tem como finalidade dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações de Seguro de Crédito à Exportação.

Atualmente, as autorizações às concessões de garantia do SCE, em nome da União, com recursos do FGE, são realizadas pela Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-CAMEX) da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (SECINT) do Ministério da Economia.

Dúvidas? Entre em contato conosco no e-mail: consultas@abimaq.org.br

MDA - Programa Mais Alimentos

Aumente os negócios da sua empresa vendendo diretamente para mais de 2 milhões de agricultores familiares.

O que é o programa?

O programa Pronaf Mais Alimentos - MDA é uma linha de crédito do Governo Federal de financiamentos para agricultura familiar e cooperativas rurais, que possui uma das menores taxas de juros de mercado, ótimos prazos e carência, sendo uma grande oportunidade para que você fabricante de máquinas e equipamentos, alavanque suas vendas.

O que pode ser financiado?

  • Máquinas e equipamentos para agroindústria;
  • Sistemas de geração de energia solar e eólica;
  • Equipamentos para criação de animais;
  • Equipamentos para transporte de carga (carrocerias, carretas, guinchos), beneficiamento de madeira, geradores e distribuição de energia;
  • Sistemas de irrigação por pivot, gotejamento e carrete;
  • Florestamento, reflorestamento, desmatamento e destoca;
  • Formação de lavouras permanentes;
  • Formação ou recuperação de pastagens;
  • Eletrificação e telefonia rural;
  • Proteção, correção e recuperação do solo, inclusive a aquisição, transporte e aplicação dos insumos para esta finalidade;
  • Aquisição de matrizes, reprodutores, animais de serviço, sêmen, óvulos e embriões;
  • Instalações, máquinas e equipamentos;
  • Aquisição de veículos, tratores, colheitadeiras, implementos, embarcações e aeronaves;
  • Aquisição de equipamentos empregados na medição de lavouras.

Como faço para ter o acesso ao programa e cadastrar meus produtos?

Para ter acesso ao Pronaf Mais Alimentos, a empresa deve ser associada a uma entidade de classe, nós da ABIMAQ representamos os fabricantes de máquinas e equipamentos e somos habilitados para registrar as empresas no programa.

Dúvidas? Entre em contato conosco no e-mail: deea@abimaq.org.br

Posto de Informações do BNDES

O posto de informações do BNDES realiza diversas ações como:

  • Acesso fácil às informações das linhas de financiamento do banco;
  • Apoio no Cadastro de Máquinas e Equipamentos no FINAME e Cartão BNDES;
  • Apoio ao associado no desembaraço de processos de financiamentos juntos ao BNDES e Instituições Financeiras;
  • Realização de reuniões entre Associados, BNDES e Instituições Financeiras para tratar de melhorias nas condições e do fluxo operacional dos processos de financiamentos.

Dúvidas? Entre em contato conosco no e-mail: defi@abimaq.org.br


Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Belo Horizonte - Minas Gerais

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 446
Telefone: (31) 3281-9518

Curitiba - Paraná

Endereço: R. Mal. Deodoro, 630
Telefone: (41) 3223-4826

Recife - Pernambuco

Endereço: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
Telefone: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Endereço: R. Santa Luzia, 735
Telefone: (21) 2262-5566

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Telefone: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

Endereço: R. Dona Francisca, 8300
Telefone: (47) 3427-5930

Piracicaba - São Paulo

Endereço: Av. Independência, 350
Telefone: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2001
Telefone: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

Endereço: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
Telefone: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

Endereço: Avenida Jabaquara, 2925
Telefone: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2021 - Todos os direitos reservados.