Você está no portal ABIMAQ Brasil
Quero me associar

Blog

Voltar
Parlamentares defendem reindustrialização do Brasil


Parlamentares defendem reindustrialização do Brasil
04/10/2021 Parlamentares defendem reindustrialização do Brasil

Em encontro virtual promovido na última segunda-feira, 27 de setembro, pela ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, parlamentares em sua maioria membros da Frente Parlamentar Mista Brasil Competitivo defenderam a definição de uma política industrial para o Brasil e a adoção de políticas públicas capazes de recolocar a indústria como a principal indutora do desenvolvimento do país.

O encontro foi o terceiro e último do 6º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que transcorreu remotamente durante o mês de setembro à ordem de um debate por semana, enfocando os desafios da indústria no novo cenário mundial.

Dentre os principais subtemas, constaram a reindustrialização na visão das empresas, o papel do profissional do futuro na indústria 4.0 e a reindustrialização em um cenário de incertezas na visão do Legislativo, debate do qual participaram os parlamentares convidados para a reunião do último dia 27.

Na visão do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), que é o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, a falta de definição de uma política industrial - tão explícita que o Brasil não conta mais hoje sequer com um ministério da indústria –, além de induzir a desarticulação das cadeias produtivas e inibir os investimentos em inovação tecnológica, também leva o Brasil a substituir o planejamento pela improvisação.

“Os exemplos são muitos na área tributária”, apontou Ramos. “O governo, ao mesmo tempo em que desonera o imposto de importação de alguns bens finais, não desonera os insumos necessários para a fabricação desses mesmos bens no Brasil. Ou seja, o empresário pode importar uma bicicleta acabada por um preço menor, mas não o quadro, o guidão. Como irá competir desse jeito?”.

Para o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), a falta de competitividade da indústria também é alimentada pela irracionalidade do sistema tributário brasileiro. “Costuma se dizer que imposto bom é imposto velho”, citou. “Mas no Brasil os impostos tomam o elixir da juventude todos os anos. Todo ano tem novidades na área tributária, que em geral só pioram e confundem a situação”.

Fonteyne disse que o setor industrial mais prejudicado pelo caos tributário no Brasil é a indústria de máquinas. “É uma terra de ninguém”, lamentou. “A tributação sobre o setor de bens de capital é um carnaval de substituições tributárias, diferenciações de alíquotas, obrigações acessórias, definições ambíguas sobre o que é insumo e o que não é, sobre a área que pode ter crédito e a que não pode. Como manter um bom fluxo de caixa em um cenário tão conturbado assim?”.

Por sua vez, o deputado Jeronimo Goergen (PP-RS) criticou acerbamente a intenção do governo de desonerar a folha de pagamento. “Não poderia haver medida mais eficiente para reduzir ainda mais a já combalida competividade da indústria brasileira”, ironizou. “O momento é completamente inoportuno”.

Goergen - que considera “um absurdo” uma empresa ter de pagar mais para o governo do que para o trabalhador - defendeu a continuidade da desoneração ao menos em alguns setores estratégicos da indústria, como o de máquinas e equipamentos. E que o sistema de cobrança seja modificado o quanto antes, com os impostos passando a incidir sobre o faturamento e não mais sobre a folha.

O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) defendeu a implantação de medidas que melhorassem o ambiente de negócios no Brasil e tornassem a indústria mais competitiva. “Uma medida urgente seria reduzir o custo financeiro das empresas. Não é possível um país ser competitivo com um custo assim tão alto”, disse.

Lippi citou um estudo do Banco Mundial no qual fica claro como o ambiente de negócios no Brasil é ruim e desencorajador. De acordo com o estudo, embora o Brasil seja o quinto mercado mundial, dentre 190 países é o 124º pior em ambiente de negócios propriamente dito; tem o 184º pior sistema tributário; é o 104º pior lugar para se conseguir crédito; o 170º pior para a obtenção de alvarás e licenças de construção e o 98º para obter ligações elétricas; o 133º para registrar propriedades; e o 108º pior no que diz respeito ao comércio exterior.

O encerramento do encontro ficou por conta do cientista político Murillo de Aragão, que proferiu palestra magna sobre o momento político do país e sobre as suas expectativas para os próximos anos.

Aragão não acredita que guinadas radicais aconteçam, nem à direita, nem à esquerda, pois as instituições provaram a sua solidez nos recentes embates com o presidente Jair Bolsonaro e a extrema fragmentação partidária dificulta a aprovação pelos parlamentares de pautas mais radicais geradas no Executivo.

“Essa fragmentação deve diminuir com a reforma eleitoral, mas não a ponto de modificar o tipo de representação parlamentar brasileira, muito picotada e com muitos interesses pontuais”, afirmou. “Isso é obviamente um grande defeito do nosso Parlamento, mas em compensação evita os eventuais arroubos autoritários”.

Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

Endereço: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
E-mail: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3281-9518
Celular: (31) 98364-9534
E-mail: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

Endereço: Av. Com. Franco, 1341
Telefone: (41) 3223-4826
Celular: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

Endereço: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
Telefone: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Endereço: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
Telefone: (21) 2262-5566
Celular: (21) 97204-9407
E-mail: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Telefone: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

Endereço: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
Telefone: (47) 3427-5930
E-mail: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

Endereço: Av. Independência, 350
Telefone: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2001
Telefone: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

Endereço: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
Telefone: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

Endereço: Avenida Jabaquara, 2925
Telefone: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.