Você está no portal ABIMAQ Brasil
Quero me associar

Blog

Voltar
Máquinas pesadas: veja como escolher a ideal


Máquinas pesadas: veja como escolher a ideal
22/09/2021 Máquinas pesadas: veja como escolher a ideal

Normalmente, as máquinas pesadas são associadas à construção civil. No entanto, algumas delas também são bastante úteis para as fazendas. Elas ajudam a aumentar a produtividade e a agilizar o trabalho no campo.

Mais do que isso, fazem parte das tendências tecnológicas no agronegócio. Afinal, seu uso é reinventado para resolver problemas do campo e encontrar soluções criativas e inovadoras. Desse modo, as atividades repetitivas são automatizadas e executadas em menos tempo.

A questão é: como usar as máquinas pesadas no agronegócio? De que forma elas auxiliam o dia a dia? Vamos explicar melhor neste artigo. Confira!

Por que usar máquinas pesadas na fazenda?

Até alguns anos atrás, o homem do campo tinha que fazer a maior parte de suas atividades de maneira manual. O trabalho era difícil e, muitas vezes, desgastante. Além disso, havia uma perda muito grande de alimentos, que impactava a produtividade e o lucro alcançado pelo produtor.

Com a implementação de máquinas, pesadas ou não, as atividades se tornaram mais fáceis. Em vez de pegar a enxada, arar a terra, prepará-la e distribuir as sementes no solo, todas essas tarefas foram automatizadas e o trabalho que levava dias passou a demorar apenas algumas horas.

De maneira mais recente, a agricultura 4.0, que vai além da mecanização, permitiu aliar a tradição rural à tecnologia de ponta. A partir das novas tecnologias, é possível aproveitar ao máximo os recursos e evitar desperdícios.

Com a agricultura de precisão, por exemplo, fica mais fácil fazer a pulverização das plantações de maneira acertada, vigiar a lavoura e/ou os animais, monitorar desmatamentos, etc. Com isso, os resultados do campo foram melhorando.

O uso de ferramentas tecnológicas em máquinas agrícolas permite maior controle e precisão das operações, levando a um aumento de produtividade.

Para ter uma ideia, a produção das atividades agropecuários alcançou R$ 465,5 bilhões em 2017. Do total, 66,2% foram relativos à parte vegetal e 33,8% à animal. O resultado foi maior que os do Censo Agropecuário de anos anteriores, mas a área permaneceu praticamente igual.

Um exemplo é o rendimento do algodão herbáceo. Por hectare plantado, chegou a 4,1 mil em 2017, sendo que era de 2,9 mil em 2006. A soja foi de 2,5 mil para 3,3 mil no mesmo período. Por sua vez, o número de vacas ordenhadas caiu de 12,7 milhões para 11,5 milhões, mas a produtividade do leite subiu de 1,6 mil para 2,6 mil litros por animal por ano.

Auxílio da tecnologia a favor das máquinas pesadas

Para obter os resultados apresentados, foi necessário investir em tecnologia. A afirmação é do gerente do Censo Agropecuário 2017, do IBGE, Antônio Florido. Segundo ele, a irrigação cresceu 48% e atinge 10% das fazendas. O plantio direto — que permite maximizar a produção durante o ano — cresceu 85% em área utilizada.

A mecanização, portanto, está mais presente. O número de tratores, por exemplo, aumentou praticamente 50%, chegando a mais de 1,2 milhão de equipamentos. O uso de colheitadeiras cresceu cerca de 48%, e das adubadeiras mais de 70%.

Todos esses dados demonstram que a tecnologia traz eficiência ao campo e aumenta a produtividade. Ao mesmo tempo, há redução de erros e o alcance de outros benefícios, como veremos ao longo do post.

Quais são as funcionalidades das máquinas pesadas no campo?

As máquinas pesadas são relevantes para o processo produtivo, oferecendo várias funcionalidades. Elas contribuem para:

arar o solo, diminuindo os trabalhos manuais e de tração animal, que levam mais tempo; fazer a colheita dos diversos tipos de grãos e cereais, com a separação automática e a limpeza das sementes para simplificar o manejo; abrir espaços no solo para distribuir as sementes e depositar a quantia necessária; controlar as pragas mais comuns, ao mesmo tempo que favorecem a dosagem da aplicação de fertilizantes ou defensivos agrícolas.

Além de diminuir o tempo gasto com grandes operações agrícolas, as máquinas pesadas permitem um maior controle e precisão no uso de defensivos.

Tudo isso se reflete em benefícios, como:

  • aumento da produtividade;
  • maior eficiência, por exemplo, pela utilização de máquinas que fazem o depósito mais proveitoso de defensivos agrícolas;
  • diminuição de falhas que comprometem os resultados, por exemplo, fertilizantes em quantidade inadequada;
  • redução dos riscos, por ter mais precisão nas informações e tomar decisões mais acertadas do momento certo de plantio, por exemplo;
  • elevação da qualidade ao escolher os melhores frutos e grãos para a colheita e tornar o produto final mais puro;
  • controle das fases produtivas, que permite refinar o manejo para obter o aproveitamento máximo; inovação, com a atualização constante e a adoção de práticas mais modernas na agricultura.

Quais tipos de máquinas pesadas podem ser usadas no campo?

Definir o equipamento pesado certo para usar na sua produção é um fator crucial para o sucesso. Apenas colocar uma máquina no campo é insuficiente. Se elas forem inadequadas, o retorno obtido será baixo e poderá oferecer problemas.

Por isso, antes de comprar uma máquina da construção civil, é importante pensar sobre sua função e suas capacidades, bem como nas melhores maneiras de utilizá-la. Desse modo, é possível alcançar melhores resultados.

De toda forma, é uma boa alternativa considerar essa possibilidade. Inclusive, dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) mostram que até 2016, a agricultura era responsável por 7% das vendas de equipamentos pesados no Brasil. Em 2017, já chegou a 12%.

Para facilitar essa análise, a seguir apresentamos algumas opções, com suas características. Acompanhe!

Retroescavadeira


É uma máquina pesada com diferentes aplicações para a área agrícola. Por isso, tem o apelido de “canivete suíço”, já que é bastante versátil. No campo, é utilizada para aumentar a produtividade devido à rapidez no giro, economia e fácil operação.

De maneira mais prática, elas auxiliam na abertura de valas e elevação de cargas. De modo mais abrangente, contribui para a realização de tarefas em canteiros de obra e na parte de limpeza.

Escavadeira


Foca em trabalhos de escavação, remoção de solo e entulho, carregamento de caminhão, desobstrução de canais fluviais, perfuração e outras atividades. É utilizada mais nas usinas canavieiras para formar curvas de nível, limpar rios e mananciais, e preparar o solo.

Pá carregadeira


É um equipamento usado nas obras para carregar o material nos caminhões. Leva resíduos de demolição, terra escavada, matérias-primas e mais. Na lavoura, é bastante utilizada para a cana-de-açúcar. Ela transporta o bagacinho, como é chamado o pó da moedura usado para gerar energia elétrica. Também pode ser usada para:

  • realizar as curvas de nível na propriedade;
  • padronizar o tamanho dos talhões;
  • fazer a largura dos carreadores;
  • especificar as áreas de carregamento;
  • limpar estradas; construir barragens;
  • abastecer silos.

Existem ainda as minicarregadeiras. Elas são mais usadas em granjas e fazendas para manipular ou limpar materiais, como sementes e ração.

Motoniveladora


Realiza a terraplanagem do solo. Como faz essa nivelação, é usada no preparo do terreno para a semeadura, o que leva a aumento da produtividade. Porém, o equipamento é versátil e também contribui para a abertura e a manutenção de estradas.

Pulverizador

É bastante comum e acompanha todo o ciclo da cultura, porque ajuda a evitar pragas. Os modelos mais recentes permitem otimizar o processo de pulverização para evitar o desperdício.

Trator


É um dos mais tradicionais veículos agrícolas e é bastante versátil. Permite realizar uma grande quantidade de trabalhos, como escavação, remoção de solo fraco, terraplanagem e outras atividades.

Como escolher a sua máquina pesada para otimizar os processos do campo?


As máquinas pesadas são importantes para a lavoura, mas é necessário ter cuidado na hora de escolher a melhor. O ideal é focar nas suas demandas atuais para determinar as mais indicadas. Veja algumas dicas para facilitar a sua decisão.

Avalie a potência e a economia
A diversidade de máquinas e equipamentos pesados, assim como de marcas, faz com que existam diferenças significativas de um modelo para outro. O ideal é conferir a potência e a economia, a fim de fazer uma correlação que vise ao melhor custo-benefício.

Escolha máquinas com torque e potência adequados para várias atividades. Desse modo, há mais autonomia no campo e aumento da produtividade.

Confira o sistema de locomoção
As máquinas podem trabalhar com pneus ou esteira. Os primeiros têm menos contato com o solo, mas oferecem mais pressão. Os segundos reduzem a força de compactação e são mais estáveis. A depender da condição do terreno, é melhor optar pela última alternativa.

Tratores de esteira são mais adequados para uso em terrenos arenosos, escorregadios ou alagados, como plantação de arroz, por exemplo. Confira a facilidade de manutenção

Os equipamentos precisam passar por manutenções preventivas. No entanto, ela deve ser fácil e rápida para evitar interrupções frequentes ao trabalho. Avalie ainda o custo desse processo. Assim, você verifica o mais indicado para a sua fazenda.

Entenda as necessidades da lavoura
As várias culturas têm demandas diversas, que precisam ser consideradas antes de você decidir a melhor máquina. Confira o tipo e o porte da lavoura, as condições do terreno e seu potencial econômico.

Ao seguir essas dicas, você alinha as qualificações do equipamento às necessidades do terreno para definir qual deles é o melhor. Assim, as máquinas pesadas trabalham a seu favor e permitem aumentar a sua produtividade.

Achou interessante e quer conhecer alguns tipos de máquinas pesadas que podem ser usadas na sua lavoura? Veja alguns modelos de equipamentos e faça bons negócios no marketplace da MF Rural. É só acessar o site e conferir as possibilidades.

Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

Endereço: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
E-mail: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3281-9518
Celular: (31) 98364-9534
E-mail: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

Endereço: Av. Com. Franco, 1341
Telefone: (41) 3223-4826
Celular: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

Endereço: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
Telefone: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Endereço: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
Telefone: (21) 2262-5566
Celular: (21) 97204-9407
E-mail: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Telefone: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

Endereço: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
Telefone: (47) 3427-5930
E-mail: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

Endereço: Av. Independência, 350
Telefone: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2001
Telefone: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

Endereço: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
Telefone: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

Endereço: Avenida Jabaquara, 2925
Telefone: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.