A inteligência de mercado para atuação no comércio exterior é um universo repleto de números e dados, e saber interpretar as informações utilizando-as de maneira estratégica é essencial para a assertividade na tomada de decisões.
Conhecida também como Inteligência Competitiva, a Inteligência de Mercado é utilizada para estruturar um processo de coleta e análise de dados. O objetivo é mapear informações relevantes e, a partir delas, tomar decisões mais fundamentadas, além de trazer escalabilidade para a definição de futuras ações.
Essas informações podem ser organizadas em dois tipos de dados: quantitativos (que podem ser expressos com números) e qualitativos (mais descritivos, não numéricos). Os dados quantitativos são mais fáceis de analisar e dão uma "visão global", permitindo determinar quais mercados são atrativos, mas deixam a desejar na "visão detalhada". Os dados qualitativos são mais difíceis de serem encontrados e analisados, mas permitem que o empresário tenha uma ideia detalhada do mercado objetivo.
Quando entendemos a situação do mercado e as suas exigências regulatórias fica mais fácil aumentar a competitividade e planejar ações focadas no crescimento da empresa. Informações como tendências de mercado (por exemplo, os novos nichos), as barreiras de acesso (tarifárias ou não tarifárias), os padrões e certificações necessários são informações muito importantes quando se planeja uma atuação internacional. Em alguns casos, será importante conhecer também as regulamentações sanitárias e fitossanitárias, a existência de certificações sociais dos produtos, além dos requisitos de embalagem e etiquetagem vigentes no país.
No entanto, é preciso correr contra o tempo para mensurar resultados, calcular erros e acertos e entender quais estratégias fazem mais sentido para o atual momento econômico e comercial. Por isso, o Global Trade Helpdesk (GTH) é uma importante ferramenta para qualquer empresa que visa ampliar as fronteiras do comércio mundial. Em um só lugar é possível encontrar informações sobre importação, dinâmicas de mercado, tarifas, requisitos regulatórios, compradores em potencial e muito mais.
O GTH é uma iniciativa multiagências - liderada conjuntamente pelo ITC, UNCTAD, e a OMC - que visa simplificar a pesquisa de mercado para empresas, e especialmente Micro, Pequena e Médias Empresas (MPMEs), integrando informações comerciais e empresariais num único portal online. A iniciativa baseia-se nos serviços existentes do ITC, UNCTAD e OMC, bem como em organizações parceiras, incluindo a FAO, IADB, AFDB, WCO e WB entre outras, para fornecer uma solução integrada que coloca uma riqueza de informação comercial global na ponta dos dedos dos empresários em todo o mundo.
Para apresentar as funcionalidades desta plataforma que compila informações de diferentes fontes e a profundidade de cobertura pode variar para diferentes mercados, a ABIMAQ realizará um webinar no dia 21 de julho com o ITC e a Apex-Brasil. O encontro acontecerá às 10h00 e faz parte da Jornada Internacional, campanha cujo objetivo é fortalecer a cultura exportadora do setor de máquinas e equipamentos. As inscrições estarão abertas em breve. Fique atento!
Descubra um mundo de oportunidades para o comércio exterior em um só lugar!