Você está no portal ABIMAQ
Quero me associar

Blog

Voltar
Recuperação de selo mecânico ou união rotativa com fabricante original


17/06/2021 Recuperação de selo mecânico ou união rotativa com fabricante original

A recuperação de um selo mecânico ou união rotativa é um item que merece atenção especial nas indústrias. Atualmente, as empresas têm que ser extremamente competitivas e isso, por si só, implica em melhorar as técnicas de manutenção a níveis de exigência cada vez mais altos.

A recuperação de selos mecânicos e uniões rotativas não representa um item de alto custo no orçamento de manutenção das empresas, porém, quando estes falham, e causam a parada dos equipamentos onde estão instalados, os valores ficam extremamente altos.

Assista nosso vídeo sobre os impactos de uma máquina parada:

Quanto custa uma empresa sem produzir? Bem, as maneiras para se calcular estes valores são várias, mas todos concordam que os valores são consideráveis. Podemos falar também das consequências ambientais quando ocorre um grande vazamento, além do perigo que representa para os operadores dos equipamentos.

Buscando diminuir riscos e custos, as empresas têm buscado recuperar seus selos mecânicos e uniões rotativas com seus respectivos fabricantes originais.

E por que é melhor fazer a recuperação de selos mecânicos e uniões rotativas com um fabricante original?

Bem, esta resposta exige algumas explicações:

Estes equipamentos seguem parâmetros de projeto específicos e bastante elaborados, muitas vezes não conhecidos por empresas recuperadoras encontradas no mercado.

As peças utilizadas em uma recuperação devem ser originais, ou seja, devem ter sido fabricadas segundo critérios de fabricação específicos e a partir de projetos originais, que são de propriedade exclusiva do fabricante original.

A recuperação deve buscar a manutenção das características originais dos equipamentos, que também são de conhecimento exclusivo dos fabricantes originais.

O pessoal envolvido na recuperação, deve ter passado por um programa de capacitação específico do fabricante, buscando aplicar seus conhecimentos conforme o treinamento recebido. Óbvio dizer que isso ocorre somente com os profissionais dos fabricantes originais.

A recuperação deve servir como base para uma melhoria no plano de manutenção das empresas e, para tal, esta precisa de informações importantes como a análise de falha do selo mecânico ou da união rotativa. Estas informações constituem material necessário para o correto entendimento do processo industrial dos usuários e consequente melhoria no plano de manutenção.

Por fim, o fabricante original tem por obrigação trazer soluções para o processo industrial de seus clientes, oferecendo melhorias para seus produtos em campo, além da garantia do serviço executado. Somente o fabricante original tem condições para tal.

Estas são apenas algumas razões do porque as empresas estão buscando cada vez mais trabalhar com fabricantes originais.

Os selos mecânicos e uniões rotativas, na grande maioria das vezes, não representam a causa raiz da falha dos equipamentos onde estão instalados. Menos do que cinco por cento das falhas de selos mecânicos e uniões rotativas se devem a problemas nos mesmos. Eles são, na verdade, o fusível do equipamento e são os primeiros a falhar quando algo está errado.

Finalizando, o fabricante original dispõe de todos os recursos necessários para garantir uma excelente recuperação, e é o único que pode dar garantia total na recuperação de seus próprios produtos.

O serviço executado por recuperadores, via de regra, desfigura o produto, e altera suas características originais de projeto e construção, o que poderá trazer danos maiores a seus usuários.

Consulte a CSVED da ABIMAQ para esclarecimentos sobre o tema.

Escrito por: Hélio Campos Mello Guida - Presidente da CSVED

Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Belo Horizonte - Minas Gerais

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 446
Telefone: (31) 3281-9518

Curitiba - Paraná

Endereço: R. Mal. Deodoro, 630
Telefone: (41) 3223-4826

Recife - Pernambuco

Endereço: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
Telefone: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Endereço: R. Santa Luzia, 735
Telefone: (21) 2262-5566

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Telefone: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

Endereço: R. Dona Francisca, 8300
Telefone: (47) 3427-5930

Piracicaba - São Paulo

Endereço: Av. Independência, 350
Telefone: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2001
Telefone: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

Endereço: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
Telefone: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

Endereço: Avenida Jabaquara, 2925
Telefone: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2021 - Todos os direitos reservados.