quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Imprimir

Informaq
CSDAER visita a Digital Experience Center (DEX) na Siemens

Representantes tiveram contato com inovações tecnológicas para a indústria

Uma comitiva formada por associados da ABIMAQ membros da Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Componentes do Setor de Defesa e Aeroespacial (CSDAER) visitou, no dia 13 de agosto, a Digital Experience Center, ou simplesmente DEX, espaço recém-criado na sede da Siemens, em São Paulo, projetado para ilustrar como as indústrias de manufatura e processo podem embarcar em uma jornada rumo à transformação digital. 

A programação teve início com uma reunião da CSDAER, na qual foram debatidos temas relacionados ao setor, como relatos sobre o Simpósio de Promoção de Mecanismos de Fomento para o Desenvolvimento Aeroespacial e sobre o Salão Espacial e Aeroespacial de Le Bourget (Paris Air Show), além de debates sobre ações futuras da câmara.

À tarde, os associados dirigiram-se à sede da Siemens. Durante a visitação, percorreram estações que demonstram os passos para geração de valor por meio de um gêmeo digital, desde a concepção de novos projetos, simulação do produto, planejamento e simulação da produção, e produção, onde são ser extraídos dados para análise e melhorias, por meio da ferramenta MindSphere, plataforma de IoT rodando em Nuvem.

“A expectativa é de que essa nova revolução modifique completamente os processos e fluxos de trabalho como conhecemos hoje nas fábricas. Destaco alguns benefícios que identifico como de suma importância: o aumento da produtividade por meio da otimização e automação, captação de dados em tempo real, agilizando a tomada de decisão, e a redução de custos de manutenção com a utilização de realidade aumentada”, ressaltou Bruno Galhardo, da empresa Roxtec.

O presidente da CSDAER destacou a relevância da visita e de ações que proporcionem imersões como a realizada na DEX. “A reunião de hoje e nosso tour foram bastante produtivos, principalmente pelo fato dos associados terem a oportunidade de tiraram dúvidas e adquirirem conhecimento sobre inovações digitais, vislumbrando o que pode acontecer dentro de suas empresas. O ambiente foi propício para isso, pois promoveu esse contato direto com soluções altamente tecnológicas para a indústria”, afirmou José Wilmar de Mello. 

Fonte:
© Copyright 2019 Abimaq. Todos os direitos reservados.